quinta-feira, 1 de abril de 2010

Encontrados 21 corpos de bebés num rio no leste da China

Os cadáveres de 21 bebés foram encontrados num rio no leste da China, provavelmente atirados por um hospital local, cuja equipa médica foi hoje suspensa de funções, anunciaram as autoridades locais e media chineses.

No total, foram encontrados na segunda feira por habitantes e bombeiros 21 cadáveres de bebés num rio perto da aldeia de Jining, segundo o site de informações do município.

A equipa médica do hospital envolvido foi suspensa enquanto é efectuada uma investigação entretanto aberta pela polícia, refere o site do município de Jining.

Três corpos eram de bebés que tinham sido hospitalizados por doença grave mas que morreram, segundo os primeiros resultados do inquérito entretanto aberto pela polícia.

Segundo as autoridades, os corpos - encontrados perto da aldeia de Jining - poderiam ser de fetos cujas mães abortaram ou de bebés que morreram por doença, adianta o jornal.

O aborto é uma prática corrente na China, com cerca de 13 milhões por ano, devido designadamente à política do filho único.

Segundo testemunhas, oito dos pequenos corpos tinham pulseiras com as datas de nascimento e o nome das mães que estiveram no hospital da Universidade de Medicina de Jining, mas estes pormenores não foram divulgados e as autoridades ainda não determinaram de que hospital são provenientes os corpos, afirma o As Notícias de Pequim.

Um dos corpos estava no interior de um saco de plástico sobre o qual estava escrito "lixo hospitalar".

Segundo Zhong Haitao, um responsável das autoridades de saúde de Jining, os corpos poderão ter sido postos num caixote de lixo e outros atirados para um rio na vizinhança.

Uma investigação está em curso.

MC.

Fonte: msn.com

Ibersol paga dividendo de 5,5 cêntimos a partir de 28 de Abril

A Ibersol anuniou hoje que o dividendo bruto de 5,5 cêntimos vai ser pago aos accionistas a partir de 28 de Abril.

Segundo um comunicado da empresa, a partir de 23 de Abril as acções passam a negociar em bolsa sem direito ao dividendo. A remuneração líquida é de 4,4 cêntimos.

As acções da Ibersol fecharam inalteradas nos 8,05 euros, pelo que ao dividendo bruto corresponde uma rentabilidade de 0,68%.

Fonte: Jornal de Negócios

Angola anuncia nova descoberta de petróleo em bloco onde está a Partex

A francesa Total, operadora do bloco 17/06 em Angola através da sua subsidiária Tepa, anunciou a descoberta de petróleo no poço Begónia 1, onde a Partex detém uma participação.

O Begónia 1 é assim o segundo poço de exploração com bons resultados no bloco 17/06, localizado no “offshore” profundo de Angola, depois de já ter sido anunciada a descoberta de crude no Gardénia, refere o “Oil & Gas Financial Journal”.

A descoberta de petróleo no poço Gardénia foi anunciada em Outubro do ano passado.

Prospeccionado a uma profundidade de 453 metros no mar, o poço descobriu hidrocarbonetos e produziu mais de 6.000 barris diários de petróleo de alta qualidade (36º API) durante um teste, sublinham a “Oil Voice” e a “Market Watch”.

A Sonangol é a concessionária do bloco 17/06. A Tepa é a operadora, com uma participação de 30%. Os parceiros da Ttal neste bloco são, por ordem de grandeza de participação, a Sonangol Pesquisa e Produção (30%), a Sonangol Sinopec International Seventeen Limited (27,5%), Acrep Bloco 17 S.A. (5%), Falcon Oil Holding Angola (5%) e Partex Oil and Gas (Holdings) Corporation (2,5%).

A Partex Oil & Gas, empresa liderada por António Costa e Silva que pertence à Fundação Gulbenkian, está presente no sector petrolífero angolano através desta participação no bloco 17/06, adquirida em Novembro de 2006.


Visite a fonte da informação aqui

quarta-feira, 31 de março de 2010

Aviso: "Atentados de Moscovo não foram os últimos"

Doku Umarov, o líder dos rebeldes chechenos reclamou a autoria dos atentados em Moscovo e diz que mais ataques estão para breve.

O líder dos rebeldes chechenos, Doku Umarov, que responde pelo nome islâmico Dokka Abu Usman, reclamou hoje a responsabilidade do atentado que matou 39 pessoas na segunda-feira, no metro de Moscovo.

Também assumiu a autoria do ataque a um comboio que em Novembro matou 28 pessoas, na linha Moscovo - S. Petersburgo.

As duas bombistas suicidas que se fizeram explodir na segunda-feira pertenciam aos rebeldes chechenos e o atentado foi apenas um dos muitos que as cidades russas ainda vão sofrer, disse Abu Usman num vídeo publicado no site Kavkazcenter.com.

O líder do ‘Emirado do Cáucaso' afirmou ainda que este atentado foi uma retaliação aos massacres levados a cabo pelas forças de segurança russas na região do Cáucaso, em Fevereiro passado, na fronteira entre a Chechénia e Ingusetia. E prometeu mais ataques a cidades russas, colocando os serviços de segurança do país em alerta.


Fonte: Económico

Obama e Sarkozy unidos contra o Irão

Barack Obama e Nicolas Sarkozy mostraram hoje que estão juntos no objectivo de aplicar sanções mais duras ao Irão para evitar o seu desenvolvimento nuclear.

"A porta mantém-se aberta para o caso de os Iranianos optarem por passar por ela", disse Obama numa conferência de imprensa citada pela Bloomberg. "Entretanto teremos forçosamente que aplicar o regime de sanções da ONU", acrescentou.

A conferência de imprensa conjunta aconteceu depois de Obama receber Sarkozy na Casa Branca, num encontro em que os líderes discutiram terrorismo, defesa e também a questão do controlo do sector bancário para evitar crises como a que começou em 2007.

Sarkozy apoiou o presidente norte-americano na questão iraniana e disse que vários outros países da União Europeia também estão de acordo com a imposição de sanções ao país, que insiste em reforçar as suas reservas de urânio para potenciar o seu arsenal nuclear.

"É tempo de tomar decisões. O Irão não pode continuar a sua ‘corrida do mal'", disse o presidente francês.

E apesar de o Teerão afirmar que o armamento nuclear se destina a uso civil, a comunidade internacional continua reticente. A Rússia e a China são os dois países que não concordam com a aplicação de sanções ao Irão, o que está a dificultar as negociações entre as seis potências encarregadas da questão nuclear iraniana (EUA, China, França, Reino Unido, Alemanha e Rússia).

"Já temos unanimidade na comunidade internacional? Ainda não. E é um assunto sobre o qual temos de trabalhar agora", assumiu Obama. "Há países que pensam que quaisquer que sejam as infracções cometidas pelo Irão, os seus interesses comerciais são mais importantes do que os interesses geopolíticos a longo prazo", disse o democrata, referindo-se ao facto de o Irão ser o segundo maior país em reservas de petróleo e gás.

O presidente norte-americano concluiu dizendo que acredita que "podemos ter esta questão resolvida dentro de semanas".

Visite a fonte da informação aqui e veja o vídeo

YouTube tem novo "look"

O YouTube apresenta-se hoje de "cara lavada", com algumas alterações ao sistema de comentários e votação, a criação de listas de reprodução automática e um interface mais "limpo" que, segundo a empresa, se destina a dar maior visibilidade aquele que é o objecto do site: os vídeos.

O espaço dedicado às imagens está maior e muita da informação anteriormente disponibilizada foi retirada, mudada de sítio ou comprimida em janelas que podem depois ser expandidas, caso o utilizador tenha interesse em consultá-las.

A coluna da direita passa a ser exclusivamente dedicada ao vídeos sugeridos pelo site, em função da sua relação com o que está a ser reproduzido, com a descrição do vídeo a ser apresentada por baixo da imagem, seguida dos comentários - organizados de acordo com a sua pontuação e actualidade.

Os campos para resposta e votação passam a estar escondidos, ficando visíveis quando o utilizador passa o cursor sobre o comentário.

O nome do autor e número de outras publicações disponíveis do mesmo são apresentados numa barra por cima da imagem, que também precisa de um "clique" para revelar a lista completa de vídeos do autor.

No que respeita à votação, o antigo sistema "estrelas" foi substituído por um mais simples, que apenas permite dizer "gosto" ou "não gosto", sendo que quem tenha conta no serviço poderá depois solicitar a reprodução da lista de vídeos que marcou - que ficam guardados na secção "vídeos que eu gostei".

A lista de vídeos sugerida por associação com aquele que está a ser visionado passa a contar com uma opção para "activar reprodução automática", que, como o nome indica, faz com que os vídeos na lista sejam apresentados sem que o utilizador precise de fazer mais seleccções.

As alterações, que a empresa vem preparando há cerca de oito meses, destinam-se a suprimir algum do "ruído" introduzido durantes os últimos dois anos pelas várias funcionalidades que têm sido acrescentadas ao serviço, explicou um responsável do YouTube à imprensa internacional.

As alterações disponibilizadas a título experimental desde 25 de Março, para os utilizadores que acedessem à preview a partir do blog do YouTube, passam agora a ditar a nova imagem daquela que é a maior comunidade online de partilha de vídeos.

Fonte: TeK

Download ilegal põe mercado espanhol em risco

Espanha está prestes a juntar-se à Coreia do Sul no conjunto de países onde o negócio dos DVDs deixou de ser rentável. O volume de downloads ilegais é tal, que a maioria dos estúdios de Hollywood, em grande parte dependentes da venda de DVDs, poderão vir a cessar actividade naquele mercado, tal como aconteceu no país asiático.

Entre 2006 e 2008 a partilha de filmes e séries em Espanha passou de 132 milhões por ano para os 350 milhões, ao mesmo tempo que as vendas de DVDs caíram cerca de 30 por cento, segundo dados da Media-Control GfK, citados pelo El Mundo.

Refira-se ainda que, enquanto em 2003 existiam 12.000 lojas de DVDs no país, em finais de 2008 funcionavam apenas 3.000.

"Os utilizadores estão a descarregar tantos filmes que estamos a um passo de considerar que o negócio de entretenimento em Espanha já não é rentável para nós", afirmou Michael Lynton, presidente da Sony Pictures.

Recorde-se que o país vizinho está a avaliar um projecto-lei que está a gerar polémica por prever o encerramento de sites que permitam a partilha ilegal de ficheiros, entre outros aspectos.

Em declarações recentes, Angeles González-Sinde, Ministra de Cultura, que defende a nova lei, mostrou-se preocupada com a dimensão que o problema da pirataria assumiu em Espanha, acusando os operadores de telecomunicações de terem parte da culpa. "Estas empresas vendem de forma subtil a noção de que o acesso à Internet de alta velocidade vem com direito adquirido a descarregar filmes gratuitos e assim o entendem os utilizadores", acusou.

Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

Centros de emprego oferecem salários médio de 834 euros a licenciados

O salário médio das ofertas de emprego a licenciados recebidas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) rondou os 834 euros no ano passado. Dados oficiais revelam que o valor caiu ligeiramente (-1,7%) face ao valor registado em 2008.

As ofertas recebidas em 2009 pelos centros de emprego apresentaram um salário médio de 523,16 euros. Mas variaram segundo a qualificação. Quem tem uma escolaridade igual ou inferior ao 3º ciclo do ensino básico recebe propostas que rondam, em média, 507,53 euros, o equivalente a 60% do que é oferecido a um licenciado.

O desajustamento entre as ofertas recebidas a crescente qualificação dos desempregados tem resultado em baixas taxas de colocação por parte do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

O Governo prepara-se, no entanto, para reforçar as exigências de aceitação de emprego para desempregados subsidiados, o que poderá simplificar o trabalho aos centros de emprego e contribuir para a redução da despesa.

Nos primeiros seis meses de prestação, o desempregado é obrigado a aceitar uma oferta que, estando de acordo com a sua qualificação, implique um salário idêntico ao valor do subsídio, acrescido de 25%. A intenção do Governo é descer esta percentagem para 10%, afirmou o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, numa entrevista ao Negócios publicada na semana passada.

Hoje, à saída de uma reunião de concertação social, a ministra do Trabalho foi mais evasiva. “Neste momento não temos decisão nenhuma, o Governo não apresentou [aos parceiros sociais] nenhuma proposta”, afirmou Helena André.

Fonte: Jornal de Negócios

Mota-Engil compra empresa de resíduos em São Paulo no próximo mês

O grupo Mota-Engil já tem acordada a compra de uma empresa de recolha e tratamento de resíduos em São Paulo, no Brasil. “A compra será formalizada durante o próximo mês”, garantiu António Mota, presidente do grupo.

“Estamos a finalizar [as negociações]. O acordo está formalizado, falta assinar. Durante o próximo mês será formalizada a compra de uma empresa, na área do ambiente, em São Paulo”, revelou António Mota, presidente da Mota-Engil, esta tarde, aos jornalistas, no final da assembleia geral de accionistas do grupo, que decorreu no Porto.

A empresa a adquirir no Brasil actua na recolha e tratamento de resíduos. Questionado pelo Negócios sobre a dimensão desta operação, Mota disse apenas que se trata de “uma empresa razoável”.

“Neste momento estamos no Brasil com uma concessão rodoviária de 400 quilómetros, vamos durante o próximo mês formalizar a compra de uma empresa na área do ambiente, e esperamos que a curto prazo tenhamos outros anúncios [de compras] a fazer”, afirmou António Mota.


Visite a fonte da informação aqui

Pais do Amaral negoceia com a Prisa entrada na TVI

O grupo Prisa anunciou hoje que está em negociações com Miguel Pais do Amaral para vender uma posição minoritária da Media Capital. A posição, segundo informações recolhidas pelo de Negócios, rondará cerca de um terço da estrutura accionista da empresa dona da TVI.

O grupo espanhol refere em comunicado que as negociações surgem na sequência do parecer negativo da Autoridade da Concorrência ao negócio com a Ongoing. Ontem, o grupo de Nuno Vasconcelos informou a CMVM da desistência do negócio, em virtude do parecer da AdC.

A Autoridade da Concorrência justificou a sua posição com base na decisão da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, segundo a qual a Ongoing teria de vender os 23,5% da Impresa caso quisesse adquirir uma posição na Media Capital.

A empresa foi vendida por Pais do Amaral à Prisa em 2005


Fonte: Jornal de Negócios