terça-feira, 27 de abril de 2010

Strauss-Kahn diz que Grécia corre o risco de entrar numa situação "insustentável"

A Grécia corre o risco de entrar numa situação "insustentável" se não receber ajuda financeira, afirmou hoje o director geral do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Kahn.

"Se não forem ajudados, vão ficar numa situação insustentável. Não digo que a ajuda será fácil. Será difícil", afirmou o responsável do FMI, citado pelo jornal francês 'La Tribune'.

"É preciso que os gregos tenham presente que o saneamento das contas públicas, depois de vários anos de desvios imprudentes, vai ser penoso e difícil", afirmou Strauss-Kahn.

"No entanto, não há outra solução para sair desta situação. Pensar que basta desvalorizar o médico quando este prescreve remédios desagradáveis para já não estar doente seria uma completa ilusão", acrescenta.

O director geral do FMI acrescentou ainda que "se emprestarmos [dinheiro] à Grécia, haverá uma contribuição de outros países, incluindo países muito mais pobres".


Fonte: Jornal de Negócios

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Brasil paga dez vezes mais por banda larga do que países desenvolvidos

O Brasil paga dez vezes mais por acesso à conexão banda larga do que países desenvolvidos, segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em Brasília.

Enquanto na renda mensal dos brasileiros o gasto médio com banda larga no Brasil custava, proporcionalmente, 4,58% da renda mensal per capita de 2009, nos países desenvolvidos a mesma relação gravitava em torno de 0,5% --quase dez vezes menor, segundo os dados apresentados. Na Rússia, o índice caía para menos da metade no período, ou 1,68%.

Segundo o Ipea, são três os fatores que contribuem para o alto preço do serviço: baixo nível de competição, elevada carga tributária e baixa renda da população.

Dentre os pontos apresentados para melhoria do acesso à banda larga no Brasil, o Ipea defende a mudança da Lei Geral de Telecomunicações (1997), que posiciona a internet como um serviço agregado à telefonia; redução das desigualdades regionais (veja abaixo); redução de lacunas no mercado e no acesso; redução da carga tributária; e enfocar, além da infraestrutura, na qualidade da conexão.

O estudo vem em meio às intensas discussões sobre a adoção do Plano Nacional de Banda Larga, cujo objetivo é massificar o acesso à internet no país a preços menores que os praticados atualmente pelo mercado. A proposta do governo é oferecer a banda larga a preço em torno de R$ 30.

A projeção do Ipea indica ainda que redução de alíquota do imposto da banda larga para operadoras não vai resolver os problemas de preço e de abrangência a rincões brasileiros nos quais a conexão banda larga não chega.

O instituto evitou, contudo, defender diretamente a adoção de um mecanismo estatal para ampliação do acesso --embora o estudo aponte que haverá investimento do Estado em países desenvolvidos para ampliação do acesso residencial.

"A diferença do Brasil entre outros países está aumentando", disse o técnico João Maria de Oliveira, coautor do trabalho. "Independentemente do mecanismo [estatal ou não], o que deve acontecer é a livre participação. Em países como Austrália e Alemanha, existe a intervenção estatal para ampliação." Nesse âmbito, o estudo também cita países como Estados Unidos e França.

Falha na cobertura

Ao final de 2008, dos 58 milhões de domicílios brasileiros, 79% (46 milhões) não tinham acesso à internet, enquanto apenas 21% (12 milhões) desfrutavam desse serviço.

Segundo os dados projetados pelo instituto, a conexão banda larga chega a apenas 3,1% dos domicílios rurais brasileiros, percentual que totaliza 266 mil residências de um total de 8,6 milhões.

Estados isolados como Roraima e Amapá têm acessos residenciais praticamente inexistentes. No Nordeste, a banda larga chega a menos de 15% dos domicílios.

A disparidade entre o porcentual de acessos de banda larga em domicílios nas regiões rurais e urbanas é grande. No Centro-Oeste, regiões urbana e rural detém, respectivamente, 28,1% e 5,2%. Já no Nordeste a região urbana tem 14,3%, enquanto a região rural tem 1,1%. A região Norte tem 10,9% dos acessos na região urbana, e a região rural possui 1,9%.

No Sudeste, a região urbana tem 27,8% de domicílios com acesso à banda larga, enquanto o meio rural detém 5,5%.

O Sul vem com 29,6% dos acessos em áreas urbanas --na região rural, o número cai para 5,2%.

"A penetração no Brasil é bastante crítica", disse Luis Kubota, um dos técnicos responsáveis pelo estudo. Ele afirma ainda que, embora o preço tenha caído, a densidade de acesso ainda está abaixo dos padrões internacionais --mesmo em relação a países com nível de desenvolvimento econômico semelhante, como México e Turquia.

Segundo os técnicos do Ipea, o Brasil tem uma média de conexão de 1 Mbps (megabit por segundo), enquanto países como Japão e Coreia têm conexões de 100 Mbps. "Isso acontece por causa do uso de fibra óptica, que propicia velocidades mais altas", afirmou Kubota.

Na divisão por velocidade de conexão, 34% das residências têm até 256 Kbps, enquanto 20% apresentam conexão entre 256 Kbps e 1 Mbps. Outros 15% possuem conexões entre 1 e 2 Mbps. Conexões entre 4 e 8 Mbps ou acima disso correspondem a apenas 2% da população. Outros 23% não souberam responder as velocidades.

O Ipea defendeu abertamente o investimento de acesso mais veloz a longo prazo --a maioria dos países está pensando na 2ª geração de banda larga, enquanto o Brasil "nem resolveu a primeira", nas palavras do técnico Rodrigo Abdalla.

"O investimento na infraestrutura de banda larga não é um fim em si mesmo. Ele traz desenvolvimento em educação, transporte, saúde e energia elétrica", declarou Kubota, apontando que o aumento de 1% da conexão é diretamente proporcional ao aumento de 1,2% do PIB.

Com detalhes da abrangência nacional e internacional, o estudo é um dos maiores já feitos no país e compila dados do ICT Development Index e de instituições como a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), do IBGE (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística), além da PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios), extraídos entre os anos 2008 e 2009.


Visite a fonte da informação aqui

Piratas chineses clonam iPad e "lançam" tablet por US$ 410

Pouco mais de três semanas depois do lançamento mundial, versões piratas do tablet iPad, da Apple, começaram a surgir em lojas on-line e físicas na China.

A Apple recentemente adiou o lançamento internacional do iPad, afirmando que a imensa demanda nos Estados Unidos apanhou de surpresa a companhia. Mas os consumidores chineses que estão em busca de versões do mais recente produto da empresa não precisam ir mais longe que um movimentado centro de eletrônicos em Shenzhen, próspera cidade do sul da China, próxima da fronteira com Hong Kong.

Lá, pequenas lojas estão repletas de versões piratas de toda espécie de produtos, do Windows 7 a US$ 2 a uma ampla gama de produtos da Apple, como iPhones, MacBooks e MacBook Air.

Depois de extensas consultas a diversos comerciantes, um deles, cujo sobrenome é Lin, ofereceu o item procurado, em uma sala escura do quinto andar do mercado, longe do movimento.

Pesado e espesso, com três portas USB e forma mais retangular que a do original, esse derivado com aspirações a iPad, acionado por um sistema operacional Windows, parece mais com um iPhone gigante. O preço é de 2,8 mil yuans (US$ 410), o que o deixa um pouco mais barato que o iPad, vendido por entre US$ 499 e US$ 699.

"Essa é apenas a primeira versão", diz Lin, um agente de vendas com cabelos cortados à escovinha que fala rapidamente em cantonês, o idioma local.

"Embora a forma não seja exatamente a mesma, a aparência externa é bastante semelhante à do iPad, de modo que não acreditamos que isso afete demais as nossas vendas", explicou ele, acrescentando que a diferença se deve à dificuldade de encomendar componentes semelhantes, devido ao curto prazo de dois meses para o desenvolvimento da primeira versão do aparelho.

Os ocupados piratas chineses estão correndo para preencher um vazio que não perdurará, criado pela demanda inesperadamente forte que o iPad encontrou nas primeiras semanas do aparelho no mercado.

"A China é basicamente um mercado que tem a capacidade de clonar tudo, então isso não chega a surpreender", afirmou Edward Yu, presidente-executivo da empresa de pesquisa Analysys International. "Eu não creio que a pirataria seja uma coisa ruim para o iPad dado que a China tem uma enorme população. Pode ser que os iPads clonados deem aos potenciais usuários um gostinho do que se trata o aparelho."

De volta a Shenzhen, Lin afirmou que fábricas na região do delta do rio Pérola, maior centro de exportação de manufaturas da China, estão trabalhando duro em uma versão atualizada dos iPads pirateados para satisfazerem a demanda.

"Essa é a apenas a primeira versão, sem ajustes", disse Lin. "As fábricas poderão produzir uma cópia muito melhor mais para frente."


Visite a fonte da informação
Fonte:
Folha Online

Chávez anuncia aumento de 40% para militares

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou no domingo um aumento salarial de 40% para os integrantes da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB).

Segundo Chávez, a medida vai incluir todos as patentes e será retroativa a 1º de abril.

Leia mais na BBC Brasil

Taxa de vacinação em Portugal superior a 95%

A taxa de cobertura de vacinação em Portugal é superior a 95 por cento, o que contribuiu para a “quase” erradicação de doenças como o sarampo e a rubéola. A Direcção-Geral da Saúde apela à necessidade de manter estes valores.
Para reforçar junto da população e dos profissionais a importância da adesão ao Programa Nacional de Vacinação (PNV), Portugal aderiu pela primeira vez à Semana Europeia da Vacinação.

A subdiretora geral da Saúde, Graça Freitas, disse à Lusa que esta iniciativa da Organização Mundial da Saúde existe há cinco anos e visa “promover e recordar às pessoas como é importante a vacinação”.

“Em Portugal, temos tido taxas muito boas de adesão à vacinação. Os profissionais e famílias são muito colaborantes e, portanto, não vimos, até agora, necessidade prioritária de aderir a esta iniciativa”, adiantou.

No entanto, lembrou, “os programas de vacinação, quando correm muito bem, acabam por ser vítimas do seu próprio sucesso. As pessoas deixam de ver as doenças e tendem a esquecer-se da vacinação, o que não é o caso de Portugal”.

Segundo a DGS, desde o início do PNV, há 45 anos, “já foram vacinadas cerca de 10 milhões de crianças, bem como vários milhões de adultos”, o que resultou em “elevadas coberturas vacinais” que foram mantidas ao longo dos anos.

A taxa de cobertura vacinal tem rondado, nos últimos anos, os 96/97 por cento para as vacinas administradas no primeiro ano de vida, 94/95 por cento para as aplicadas durante o segundo ano de vida e aos 5/6 anos.

“Portugal tem excelentes taxas de cobertura e não vamos fazer nenhuma campanha para vacinar mais pessoas. Limitamo-nos a aderir [à iniciativa] no sentido de recordar a todos que o que conquistámos até agora foi muito importante e devemos continuar assim”, sublinhou Graça Freitas.

O enfoque especial da Semana Europeia de Vacinação, que decorre entre 24 de abril e 01 de maio, será a vacinação contra o sarampo, considerando os surtos que se têm verificado em vários países europeus como resultado de coberturas vacinais insuficientes.

Em Portugal, são ainda declarados esporadicamente casos de sarampo, importados de outros países, e de rubéola. “Temos de continuar a vacinar porque as doenças não desapareceram do planeta e se o deixarmos de fazer podemos voltar a ter casos, surtos e epidemias” destas doenças, justificou a responsável.

Graça Freitas adiantou que não têm sido registados casos de sarampo e, para evitar o seu aparecimento, as autoridades de saúde têm feito, regularmente, “campanhas de repescagem para pessoas que estão atrasadas na vacinação”.

“Se abrandarmos a vacinação podemos vir a ter surtos” de sarampo, como está a acontecer em Inglaterra e já aconteceu na Alemanha e na Áustria, alertou.

O último estudo sobre a imunidade relativa da população portuguesa às doenças prevenidas pela vacinação no âmbito do PNV (2º Inquérito Serológico Nacional que decorreu em 2001-2002) demonstrou que a maioria da população portuguesa está imunizada para várias doenças abrangidas pelo PNV, nomeadamente o tétano, poliomielite, sarampo e rubéola.


Visite a fonte da informação aqui

Lisboa é a que mais cai no mundo, PSI 20 tomba 3%

Num dia em que as principais praças europeias até protagonizaram ganhos, o PSI 20 fechou a perder mais de 3%.

O PSI 20 derrapou hoje 3,17% para negociar nos 7.557,36 pontos, mínimos de dois meses, com 11 títulos a perderem mais de 3%. Foi o pior desempenho em todo o mundo.

O índice português encerrou assim em contra-ciclo com as principais bolsas europeias, que avançaram perto de 1%, impulsionadas pelos títulos das produtoras de matérias-primas e por bons resultados empresariais.

A destoar num dia de ganhos na Europa fechou também a Bolsa de Atenas, que perdeu 2,9%, depois de Angela Merkel ter dito hoje que a Alemanha só vai ajudar a Grécia se o país avançar com mais medidas de contenção e mostrar que tem um plano "sustentável" para reduzir o défice. A Alemanha adiou também para os próximos dias uma decisão sobre o apoio a Atenas.

"Portugal está a ser penalizado com a incerteza do que vai acontecer na Grécia. Fala-se constantemente de Portugal e não há ninguém "credível" que venha dizer que Portugal está noutro patamar", o que penaliza a bolsa nacional, disse um analista ao Económico.

"Enquanto não houver uma decisão concreta sobre o que vão fazer e como vai ser conseguido o empréstimo à Grécia por parte da Europa, os problemas vão continuar e a bolsa não vai recuperar", acrescentou o mesmo perito.

Em Lisboa, os títulos da banca foram dos que mais se destacaram. BES e BCP afundaram 3,3 e 4%, respectivamente, enquanto o BPI perdeu 3%. Isto porque os bancos são dos que mais sofrem com o agravamento dos indicadores de dívida nacionais, e hoje está a ser mais um dia de recordes.

É que o preço de fazer um eventual incumprimento de Portugal atingiu hoje um novo máximo histórico, nos 313 pontos, e é mesmo o segundo que mais sobe em todo o mundo.

Ainda na Bolsa de Lisboa, nota para o tombo da EDP Renováveis, que terminou a sessão a afundar 4% para negociar nos 5,12 euros, depois de ter já recuado quase 7% para mínimos de 16 meses durante a sessão.

Na origem desta 'performance' estão os receios dos cortes de estímulos às energias renováveis em mercados cruciais para a energética liderada por Ana Maria Fernandes, como Espanha e os Estados Unidos, segundo operadores sondados pela Reuters.

Jerónimo Martins, PT, EDP e Zon foram outros dos títulos que perderam mais de 3%.

Já a Galp perdeu 2,95%, no dia em que Teixeira dos Santos disse que a maioria dos 33% da italiana ENI na empresa portuguesa devem ser adquiridos pela brasileira Petrobras.

Visite a fonte da informação aqui

domingo, 25 de abril de 2010

Moçambique admite visto único até Junho

Moçambique será o primeiro país da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) a introduzir visto único, o UNIVISA, que permite aos turistas europeus e norte-americanos viajarem com um único visto por essa região do continente.

A experiência piloto vai abranger Moçambique, África do Sul, Namíbia, Swazilândia, Zimbabwe e Botswana, disse a secretária permanente do Ministério moçambicano do Turismo, Fernanda Matsinha, citada quinta-feira pela Rádio Moçambique.

Os promotores da iniciativa pretendem produzir o UNIVISA até Junho, de modo a atrair o turismo para a região, no mês em que se vai realizar o Mundial de Futebol na África do Sul. Segundo Fernanda Matsinha, o UNIVISA “visa flexibilizar a entrada e a saída de turistas em cada um dos seis países”.

Neste momento, disse, decorre a selecção da empresa que vai desenhar o software e os aspectos técnicos essenciais à produção de um visto devidamente informatizado e seguro.

Falando em Blantyre, segunda principal cidade do Malawi, a secretária permanente do Ministério do Turismo de Moçambique assegurou que o país está apostado em fazer da indústria turística uma das principais fontes de emprego e de captação de receitas.

Fonte: Jornal de Angola

Pelo menos 80 mortos por bebida adulterada

Pelo menos 80 pessoas morreram na região oeste de Uganda pela ingestão de uma bebida alcoólica adulterada, anunciou o governo local.

"Posso confirmar que o número de mortos chega a 80, por terem bebido 'waragi' (uma bebida alcoólica de produção local)", declarou à AFP o secretário de saúde do distrito de Kabale, Patrick Tusiim.

O produto consumido foi adulterado com uma alta proporção de metanol, usado como solvente ou anticongelante industrial.

'Waragi' é o nome genérico das bebidas alcoólicas produzidas de maneira artesanal, de acordo com as regiões, com mandioca, bananas, milho ou cana de açúcar.

Fonte: Angop

Índia: Boeing mergulha 4.600 metros mas aterra em segurança

Um avião da companhia aérea Emirates, atingido por forte turbulência entre o Dubai e a Índia, fez hoje um mergulho de 4.600 metros em poucos minutos, causando ferimentos em 17 passageiros, disseram autoridades da aviação.

O Boeing 777, com 361 passageiros e 14 tripulantes, conseguiu aterrar em segurança no seu destino, Cochin (sul da Índia), pouco depois do incidente que ocorreu ao largo do estado de Goa.

"Devido ao período de forte turbulência, alguns passageiros sofreram contusões e outros ferimentos menores", disse um funcionário aéreo em Cochin.

A mesma fonte, que pediu o anonimato, acrescentou que os passageiros feridos "receberam atendimento médico na chegada no aeroporto".

"Alguns passageiros, que não estavam a usar o cinto de segurança, foram projetados dos seus lugares mas, em seguida, o piloto recuperou o controle", disse.


Fonte: Diário Digital

FC Porto conquista nono título a cinco jornadas do fim

Objectivo da equipa portista é agora ganhar a Liga Europeia e a Taça de Portugal, após vencer o campeonato.

Filipe Santos, capitão da equipa de hóquei em patins do FC Porto, entende que a conquista do eneacampeonato nacional, ontem, em Oliveira de Azeméis, foi "mais fácil" do que inicialmente pensavam.

"Isto é um objectivo a que nos propomos sempre todos os anos e sempre que o conseguimos é fantástico. Agora foi um bocado mais fácil do que pensávamos, porque a cinco jornadas do fim nunca pensamos estar a festejar o campeonato, ainda para mais depois de uma primeira volta onde tivemos sempre os rivais muito próximos" esclareceu o capitão portista.

Os festejos, após a vitória sobre a Oliveirense, por 7-5, já não têm a mesma "pica" dos primeiros, mas Filipe Santos garante que o objectivo será sempre o de continuar a vencer.

"Tira um bocado de pica nos festejos, mas quando estamos lá dentro queremos sempre ganhar sabendo que entramos para a história do clube, da modalidade e do desporto em Portugal", explicou.

O espanhol Pedro Gil, que regressou esta época aos dragões depois de dois anos a actuar em Espanha, assumiu a conquista do eneacampeonato como "incrível"

"Voltar ao FC Porto depois de dois anos e voltar a ser campeão não há melhor que isto, ainda para mais quando se ganha nove vezes seguidas. Isto diz tudo é incrível" disse emocionado o avançado portista.

O "sonho" da equipa portista agora é outro e passa por ganhar a Liga Europeia.

"Agora há a Liga Europeia e a Taça de Portugal, mas evidentemente seria um sonho levantar a Taça dos Campeões Europeus pelo FC Porto", adiantou Pedro Gil, que esteve seis segundos em campo e marcou dois golos na vitória frente à Oliveirense.

Franklim Pais, técnico do FC Porto, mostrava-se mais comedido nos festejos e dedicou a conquista no nono campeonato consecutivo ao seu dirigente Ilídio Pinto.

"Quero destacar uma pessoa muito importante na conquista destes títulos que é o Ilídio Pinto. Esta vitória é dedicada a ele", garantiu.


Fonte: DN