As primeiras manchas de petróleo derramado de uma plataforma no Golfo do México atingiram quinta-feira à noite a costa da Louisiana, Estados Unidos, deixando antever uma das piores marés negras de sempre.
A cada dia que passa são derramados 800 mil litros de petróleo da plataforma que se afundou no dia 22 de abril e a dimensão da catástrofe pode ultrapassar a do Exxon Valdez, a pior da história norte-americana, em 1989.
O presidente do condado de Plaquemines, Billy Nungesser, confirmou que uma mancha brilhante de petróleo atingiu a costa perto da foz do rio Mississipi.
Fonte: Diário Digital
sexta-feira, 30 de abril de 2010
Shroders: apoio financeiro a Portugal custaria 13.000 M€
Um apoio financeiro a Portugal para este ano, similar ao planeado para a Grécia, custaria 13 mil milhões de euros, de acordo com a análise do economista-chefe da Shroders, Keith Wade.
Na análise divulgada esta sexta-feira, Keith Wade diz que a Shroders «não espera que Portugal (ou Espanha, Irlanda ou Itália) seja sujeito à mesma pressão que a Grécia».
«No entanto, caso os vigilantes dos mercados virem a sua atenção para Portugal, nós esperamos que um plano de resgate similar venha a ser delineado rapidamente», acrescenta.
De acordo com as contas da Shroders, um apoio financeiro ao de Portugal deveria custar «cerca de 13 mil milhões de euros para este ano», uma quantia que consideram que seria «perfeitamente aceitável». E estão longe do valor que, numa primeira fase, a Grécia irá precisar: 45 mil milhões de euros.
As mesmas contas, mas para o caso de Espanha, já geram maior preocupação à casa de investimento.
«Nós estaríamos mais preocupados se Espanha precisa-se de apoio financeiro. O custo de resgatar a Espanha calculado apenas para este ano rondaria os 55 mil milhões de euros», afirma a análise.
Keith Wade aponta ainda risco de contágio que poderá partir dos bancos gregos para o resto das instituições financeiras europeias, e eventualmente para o sistema bancário mundial.
Visite a fonte da informação aqui
Na análise divulgada esta sexta-feira, Keith Wade diz que a Shroders «não espera que Portugal (ou Espanha, Irlanda ou Itália) seja sujeito à mesma pressão que a Grécia».
«No entanto, caso os vigilantes dos mercados virem a sua atenção para Portugal, nós esperamos que um plano de resgate similar venha a ser delineado rapidamente», acrescenta.
De acordo com as contas da Shroders, um apoio financeiro ao de Portugal deveria custar «cerca de 13 mil milhões de euros para este ano», uma quantia que consideram que seria «perfeitamente aceitável». E estão longe do valor que, numa primeira fase, a Grécia irá precisar: 45 mil milhões de euros.
As mesmas contas, mas para o caso de Espanha, já geram maior preocupação à casa de investimento.
«Nós estaríamos mais preocupados se Espanha precisa-se de apoio financeiro. O custo de resgatar a Espanha calculado apenas para este ano rondaria os 55 mil milhões de euros», afirma a análise.
Keith Wade aponta ainda risco de contágio que poderá partir dos bancos gregos para o resto das instituições financeiras europeias, e eventualmente para o sistema bancário mundial.
Visite a fonte da informação aqui
Mais de mil milhões de pessoas têm fome no mundo
Alerta da Organização para a Alimentação e Agricultura, devido à crise económica e à subida dos preços dos alimentos nos últimos três anos.
"Em 2009, o número daqueles que sofrem de fome no mundo aumentou 105 milhões em relação a 2008 e o número ultrapassa hoje os mil milhões", afirmou Jacques Diouf, na abertura dos trabalhos da XXXI Conferência Regional da FAO para a América Latina e as Caraíbas, que está a decorrer no Panamá.
Destes mil milhões de pessoas, 642 milhões vivem na Ásia e no Pacífico, 265 milhões em África, 42 milhões na América Latina e nas Caraíbas e 15 milhões nos países desenvolvidos, explicou.
Os países mais afectados são a República Democrática do Congo e a Eritreia, que têm 75% e 66% dos seus habitantes com fome, respectivamente. No Haiti, o país com mais fome nas Caraíbas, este é um problema que atinge 58% da população.
África é sempre o continente mais afectado pela subnutrição, que atinge 28% da sua população.
O director da FAO explicou que o aumento da subnutrição nos três últimos anos se deve à diminuição dos investimentos no sector agrícola, ao aumento do preço dos alimentos e à crise económica.
Nos países em vias de desenvolvimento, as famílias gastam até 50% dos seus rendimentos com a alimentação, uma taxa que nos países desenvolvidos é de 20%.
Jacques Diouf apelou a uma "política mundial de segurança alimentar", recomendando que esta política deve ter em consideração a necessidade de aumentar a produção agrícola em 70% nos países desenvolvidos e em 100% nos países em desenvolvimento, para garantir a alimentação de uma população que, em 2050, estará próxima dos 9,1 mil milhões de habitantes.
De acordo com um relatório da FAO, "a gravidade da crise alimentar actual é o resultado de 20 anos de investimentos insuficientes na agricultura e do abandono" a que o sector foi votado.
Fonte: JN
"Em 2009, o número daqueles que sofrem de fome no mundo aumentou 105 milhões em relação a 2008 e o número ultrapassa hoje os mil milhões", afirmou Jacques Diouf, na abertura dos trabalhos da XXXI Conferência Regional da FAO para a América Latina e as Caraíbas, que está a decorrer no Panamá.
Destes mil milhões de pessoas, 642 milhões vivem na Ásia e no Pacífico, 265 milhões em África, 42 milhões na América Latina e nas Caraíbas e 15 milhões nos países desenvolvidos, explicou.
Os países mais afectados são a República Democrática do Congo e a Eritreia, que têm 75% e 66% dos seus habitantes com fome, respectivamente. No Haiti, o país com mais fome nas Caraíbas, este é um problema que atinge 58% da população.
África é sempre o continente mais afectado pela subnutrição, que atinge 28% da sua população.
O director da FAO explicou que o aumento da subnutrição nos três últimos anos se deve à diminuição dos investimentos no sector agrícola, ao aumento do preço dos alimentos e à crise económica.
Nos países em vias de desenvolvimento, as famílias gastam até 50% dos seus rendimentos com a alimentação, uma taxa que nos países desenvolvidos é de 20%.
Jacques Diouf apelou a uma "política mundial de segurança alimentar", recomendando que esta política deve ter em consideração a necessidade de aumentar a produção agrícola em 70% nos países desenvolvidos e em 100% nos países em desenvolvimento, para garantir a alimentação de uma população que, em 2050, estará próxima dos 9,1 mil milhões de habitantes.
De acordo com um relatório da FAO, "a gravidade da crise alimentar actual é o resultado de 20 anos de investimentos insuficientes na agricultura e do abandono" a que o sector foi votado.
Fonte: JN
Fez inversão de marcha ficou pendurado num sexto andar
Segundo a BBC, Ralph Hudson, de 67 anos, terá ficado com o pé preso entre os pedais do acelerador e travão enquanto efectuava a manobra de inversão de marcha, pelo que, o carro seguiu em marcha atrás, indo embater na parede do sexto andar do parque de estacionamento do Banco da América, sito em Tulsa - Oklahoma nos EUA, atravessando-a, ficando metade do veículo dependurado.
Puxa, no meio do azar, até que teve muita sorte..!
Veja o vídeo aqui
Puxa, no meio do azar, até que teve muita sorte..!
Veja o vídeo aqui
Etiquetas:
Curiosidades,
Lazer,
Mundo,
Planeta Bizarro
Galp e Morgan Stanley concluem compra de activos de gás em Espanha
A Galp Energia concluiu o acordo com a Morgan Stanley com vista à aquisição dos activos de gás da Gás Natural em Espanha, revelou a petrolífera em comunicado à CMVM. O investimento conjunto é de 800 milhões de euros e permite à empresa portuguesa reforçar a sua presença em Espanha.
Segundo a mesma fonte, a Galp fica responsável pela actividade de comercialização e a Morgan Stanley Infrastructure pela actividade de distribuição.
O negócio de distribuição inclui as actividades reguladas de distribuição de gás natural em baixa pressão da Gás Natural, que abrangem 38 municípios adjacentes à cidade de Madrid, e têm cerca de 507.000 fogos com ligação à sua rede, sublinha o comunicado.
O negócio de comercialização inclui a venda de gás natural a clientes finais, regulados e não regulados, na área abrangida pelo negócio de distribuição acima referido, fornecendo gás natural a cerca de 412.000 clientes com um consumo anual de cerca de 0,4 mil milhões de metros cúbicos.
O negócio inclui ainda o fornecimento de energia eléctrica a mais de 8.000 clientes e outros serviços de valor acrescentado.
Para concluir este processo de venda a Gas Natural criou três novas empresas a operar na comunidade de Madrid: Madrileña Suministro de Gas 2010, S.L., Madrileña Suministro de Gas S.U.R. 2010 S.L. e Madrileña Red de Gas, sendo que as duas primeiras se dedicam à comercialização de gás natural, em regime livre e regulado, e a terceira é
responsável pela rede de distribuição de gás natural.
Após a conclusão do processo de venda a Madrileña Suministro de Gas 2010, S.L. e a Madrileña Suministro de Gás S.U.R. 2010 S.L., passarão a integrar o grupo Galp Energia, com a empresa de distribuição a ser adquirida pela Morgan Stanley Infrastructure, conclui o comunicado.
Visite a fonte da informação aqui
Segundo a mesma fonte, a Galp fica responsável pela actividade de comercialização e a Morgan Stanley Infrastructure pela actividade de distribuição.
O negócio de distribuição inclui as actividades reguladas de distribuição de gás natural em baixa pressão da Gás Natural, que abrangem 38 municípios adjacentes à cidade de Madrid, e têm cerca de 507.000 fogos com ligação à sua rede, sublinha o comunicado.
O negócio de comercialização inclui a venda de gás natural a clientes finais, regulados e não regulados, na área abrangida pelo negócio de distribuição acima referido, fornecendo gás natural a cerca de 412.000 clientes com um consumo anual de cerca de 0,4 mil milhões de metros cúbicos.
O negócio inclui ainda o fornecimento de energia eléctrica a mais de 8.000 clientes e outros serviços de valor acrescentado.
Para concluir este processo de venda a Gas Natural criou três novas empresas a operar na comunidade de Madrid: Madrileña Suministro de Gas 2010, S.L., Madrileña Suministro de Gas S.U.R. 2010 S.L. e Madrileña Red de Gas, sendo que as duas primeiras se dedicam à comercialização de gás natural, em regime livre e regulado, e a terceira é
responsável pela rede de distribuição de gás natural.
Após a conclusão do processo de venda a Madrileña Suministro de Gas 2010, S.L. e a Madrileña Suministro de Gás S.U.R. 2010 S.L., passarão a integrar o grupo Galp Energia, com a empresa de distribuição a ser adquirida pela Morgan Stanley Infrastructure, conclui o comunicado.
Visite a fonte da informação aqui
Ministros das Finanças da Zona Euro reúnem Domingo à tarde em Bruxelas
Os ministros das Finanças da Zona Euro vão reunir-se domingo à tarde em Bruxelas, para discutir a activação do plano de apoio à Grécia, confirmou hoje o porta-voz do presidente do Eurogrupo.
Jean-Claude Juncker, que lidera o grupo de ministros da Zona Euro, convocou a reunião para as 16:00 locais (15:00 de Lisboa), precisou o porta-voz, em declarações à agência noticiosa francesa AFP.
Inicialmente, a ideia era os ministros reunirem-se através de videoconferência, como indicara anteriormente a mesma fonte.
A reunião é agendada numa altura em que é anunciado como iminente um acordo entre Grécia, União Europeia e Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre os detalhes do apoio, tendo hoje o ministro das Finanças grego, Georges Papaconstantinou, confirmado que as partes estão "muito perto" de um compromisso sobre um plano trienal de ajustamento das finanças públicas "sem precedente" no país.
As negociações deverão ser concluídas durante o fim-de-semana, centram-se nas medidas de redução da despesa que a Grécia tem de tomar em troca de um empréstimo dos países da zona euro e do FMI.
A Grécia pediu há uma semana a activação do plano do Fundo Monetário Internacional e da UE para ultrapassar a grave situação financeira do país, que em 2009 registou um défice de 13,6%.
Domingo, os ministros das Finanças da "Eurolândia" poderão dar o seu acordo de princípio ao acordo e à consequente ativação do plano, que deverá ser formalizada, ao nível de chefes de Estado e de Governo da Zona Euro, na cimeira extraordinária agendada para 10 de maio, também em Bruxelas.
Fonte: Jornal de Negócios
Jean-Claude Juncker, que lidera o grupo de ministros da Zona Euro, convocou a reunião para as 16:00 locais (15:00 de Lisboa), precisou o porta-voz, em declarações à agência noticiosa francesa AFP.
Inicialmente, a ideia era os ministros reunirem-se através de videoconferência, como indicara anteriormente a mesma fonte.
A reunião é agendada numa altura em que é anunciado como iminente um acordo entre Grécia, União Europeia e Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre os detalhes do apoio, tendo hoje o ministro das Finanças grego, Georges Papaconstantinou, confirmado que as partes estão "muito perto" de um compromisso sobre um plano trienal de ajustamento das finanças públicas "sem precedente" no país.
As negociações deverão ser concluídas durante o fim-de-semana, centram-se nas medidas de redução da despesa que a Grécia tem de tomar em troca de um empréstimo dos países da zona euro e do FMI.
A Grécia pediu há uma semana a activação do plano do Fundo Monetário Internacional e da UE para ultrapassar a grave situação financeira do país, que em 2009 registou um défice de 13,6%.
Domingo, os ministros das Finanças da "Eurolândia" poderão dar o seu acordo de princípio ao acordo e à consequente ativação do plano, que deverá ser formalizada, ao nível de chefes de Estado e de Governo da Zona Euro, na cimeira extraordinária agendada para 10 de maio, também em Bruxelas.
Fonte: Jornal de Negócios
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Mistura de 25% de etanol na gasolina volta neste domingo
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informou nesta quinta-feira que a partir da 0h deste domingo, a porcentagem obrigatória da adição de etanol anidro à gasolina voltará a ser de 25%.
“A redução temporária na mistura teve por objetivo regularizar o abastecimento e amenizar o aumento dos preços, causado, em grande parte, pelos problemas climáticos na safra passada”, explicou o secretário de Produção e Agroenergia, Manoel Bertone.
A expectativa do secretário é que este ano a produção seja suficiente para abastecer o mercado interno.
De acordo com o Bertone, a redução de 5% na mistura resultou em oferta adicional do etanol hidratado de cem milhões de litros por mês.
A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) divulgou que do total de cana-de-açúcar que será esmagada este ano, aproximadamente 54,6% destinam-se à produção de 28,5 milhões de litros de etanol. Desse número, 20,14 bilhões de litros são do tipo hidratado e 8,4 bilhões de anidro.
Visite aqui a fonte da informação
“A redução temporária na mistura teve por objetivo regularizar o abastecimento e amenizar o aumento dos preços, causado, em grande parte, pelos problemas climáticos na safra passada”, explicou o secretário de Produção e Agroenergia, Manoel Bertone.
A expectativa do secretário é que este ano a produção seja suficiente para abastecer o mercado interno.
De acordo com o Bertone, a redução de 5% na mistura resultou em oferta adicional do etanol hidratado de cem milhões de litros por mês.
A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) divulgou que do total de cana-de-açúcar que será esmagada este ano, aproximadamente 54,6% destinam-se à produção de 28,5 milhões de litros de etanol. Desse número, 20,14 bilhões de litros são do tipo hidratado e 8,4 bilhões de anidro.
Visite aqui a fonte da informação
São Paulo tem uma média de 3 sequestros relâmpago por dia
A cidade de São Paulo tem registrado uma média de três sequestros relâmpagos por dia. Os crimes acontecem principalmente em Pinheiros, Alto de Pinheiros, Vila Madalena, Alto da Lapa (zona oeste), Moema e Jardins (zona sul).
Segundo o “Jornal da Tarde”, de janeiro a março deste ano foram registrados 285 casos na capital paulista. Os crimes ocorrem com mais frequência entre 18h e 22h. De acordo com dados da Polícia Civil, 35% dos casos acontecem nesse horário. Outros 27% ocorrem das 9h às 13h, e 20%, das 13h às 21h.
Nas ocorrências, um dado comum: as vítimas geralmente estão sozinhas, ficam sob a mira de revólveres, relatam ameaças de morte e quase sempre presenciam um motoqueiro acompanhando a ação.
A primeira exigência do assaltante é o cartão bancário. É com ele que o criminoso saca quantias elevadas entre dois horários: pela manhã e à tarde.
A Polícia Militar afirma que esse tipo de crime é visto pelos infratores como fácil de cometer e rentável. Basta pegar uma pessoa, geralmente distraída num carro, ir a um caixa e sacar o dinheiro. Bandidos podem fazer várias ações num mesmo dia.
Boletins de ocorrência mostram que o sequestro relâmpago atinge pessoas de várias classes sociais e idades. A Secretaria de Segurança Pública não revela os dados referentes a 2009. Assim, não é possível fazer uma comparação.
Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui
Segundo o “Jornal da Tarde”, de janeiro a março deste ano foram registrados 285 casos na capital paulista. Os crimes ocorrem com mais frequência entre 18h e 22h. De acordo com dados da Polícia Civil, 35% dos casos acontecem nesse horário. Outros 27% ocorrem das 9h às 13h, e 20%, das 13h às 21h.
Nas ocorrências, um dado comum: as vítimas geralmente estão sozinhas, ficam sob a mira de revólveres, relatam ameaças de morte e quase sempre presenciam um motoqueiro acompanhando a ação.
A primeira exigência do assaltante é o cartão bancário. É com ele que o criminoso saca quantias elevadas entre dois horários: pela manhã e à tarde.
A Polícia Militar afirma que esse tipo de crime é visto pelos infratores como fácil de cometer e rentável. Basta pegar uma pessoa, geralmente distraída num carro, ir a um caixa e sacar o dinheiro. Bandidos podem fazer várias ações num mesmo dia.
Boletins de ocorrência mostram que o sequestro relâmpago atinge pessoas de várias classes sociais e idades. A Secretaria de Segurança Pública não revela os dados referentes a 2009. Assim, não é possível fazer uma comparação.
Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui
Lula eleito o mais influente do mundo pela revista Time
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é a pessoa mais influente do mundo, segundo a revista Time, que publicou hoje a lista que inclui também o ex-presidente norte-americano Bill Clinton e a cantora Lady Gaga.
A sétima lista anual da publicação das 100 pessoas mais influentes do mundo, divulgada hoje no site da revista que chega às bancas na sexta-feira, coloca o presidente Lula, de 64 anos, no topo dos líderes mundiais.
«Lula é um autêntico filho da classe trabalhadora latino-americana, que esteve preso uma vez por liderar uma greve», afirma o cineasta Michael Moore, que se encarregou de elaborar um perfil do presidente para a revista em que destaca as conquistas de Lula para levar o seu país «ao Primeiro Mundo».
Depois do governante, vem o presidente da empresa Acer, J.T. Wang, e o chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, o almirante Mike Mullen, o presidente americano, Barack Obama (que ocupa o quarto lugar) e a presidente da Câmara de Representantes dos EUA, Nancy Pelosi.
Entre os líderes em destaque também estão a ex-governadora do Alasca e ex-candidata republicana à vice-presidência, Sarah Palin; o director do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn; os primeiros-ministros japonês e palestiniano, Yukio Hatoyama e Salam Fayyad, e o chefe do Governo da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.
A Time escolheu o ex-presidente Clinton, de 63 anos, como líder da secção da lista dedicada aos «heróis» pelo seu trabalho como enviado das Nações Unidas ao Haiti, como lembra o cantor irlandês dos U2, Bono Vox, no perfil que escreveu sobre o ex-governante para a revista e onde assegura que «sem ele, o universo não seria tão amigável para os humanos».
Nessa secção também estão a sul-coreana Kim Yu-na, que este ano conseguiu o primeiro ouro em patinagem artística para o seu país em Vancouver; o opositor iraniano Mir Hussein Musavi, e o actor Ben Stiller pelo seu trabalho na reconstrução de escolas no Haiti, assim como os desportistas Didier Drogba e Serena Williams, entre outros.
Entre os artistas e celebridades a revista destaca o domínio da nova-iorquina Lady Gaga, que aos 24 anos conseguiu inúmeros sucessos mundiais com o seu primeiro trabalho e com umas aparições surpreendentes.
Abaixo dela, a Time colocou o humorista televisivo Conan O´Brien, que voltará em breve à televisão após abandonar a NBC, a cineasta Kathryn Bigelow, que se tornou a primeira mulher a ganhar um Óscar de melhor realização por «Estado de Guerra».
Oprah Winfrey também está entre os escolhidos deste ano, assim como o realizador de «Avatar», James Cameron, a actriz Sandra Bullock, os britânicos Ricky Gervais e Robert Pattinson, os cantores Elton John e Prince e o costureiro Marc Jacobs, director criativo da empresa francesa Louis Vuitton.
Além disso também aparecem a cantora Taylor Swift, os actores Ashton Kutcher e Neil Patrick Harris, assim como o produtor e popular juiz do programa de talentos «American Idol», Simon Cowell.
Visite a fonte da informação aqui
A sétima lista anual da publicação das 100 pessoas mais influentes do mundo, divulgada hoje no site da revista que chega às bancas na sexta-feira, coloca o presidente Lula, de 64 anos, no topo dos líderes mundiais.
«Lula é um autêntico filho da classe trabalhadora latino-americana, que esteve preso uma vez por liderar uma greve», afirma o cineasta Michael Moore, que se encarregou de elaborar um perfil do presidente para a revista em que destaca as conquistas de Lula para levar o seu país «ao Primeiro Mundo».
Depois do governante, vem o presidente da empresa Acer, J.T. Wang, e o chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, o almirante Mike Mullen, o presidente americano, Barack Obama (que ocupa o quarto lugar) e a presidente da Câmara de Representantes dos EUA, Nancy Pelosi.
Entre os líderes em destaque também estão a ex-governadora do Alasca e ex-candidata republicana à vice-presidência, Sarah Palin; o director do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn; os primeiros-ministros japonês e palestiniano, Yukio Hatoyama e Salam Fayyad, e o chefe do Governo da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.
A Time escolheu o ex-presidente Clinton, de 63 anos, como líder da secção da lista dedicada aos «heróis» pelo seu trabalho como enviado das Nações Unidas ao Haiti, como lembra o cantor irlandês dos U2, Bono Vox, no perfil que escreveu sobre o ex-governante para a revista e onde assegura que «sem ele, o universo não seria tão amigável para os humanos».
Nessa secção também estão a sul-coreana Kim Yu-na, que este ano conseguiu o primeiro ouro em patinagem artística para o seu país em Vancouver; o opositor iraniano Mir Hussein Musavi, e o actor Ben Stiller pelo seu trabalho na reconstrução de escolas no Haiti, assim como os desportistas Didier Drogba e Serena Williams, entre outros.
Entre os artistas e celebridades a revista destaca o domínio da nova-iorquina Lady Gaga, que aos 24 anos conseguiu inúmeros sucessos mundiais com o seu primeiro trabalho e com umas aparições surpreendentes.
Abaixo dela, a Time colocou o humorista televisivo Conan O´Brien, que voltará em breve à televisão após abandonar a NBC, a cineasta Kathryn Bigelow, que se tornou a primeira mulher a ganhar um Óscar de melhor realização por «Estado de Guerra».
Oprah Winfrey também está entre os escolhidos deste ano, assim como o realizador de «Avatar», James Cameron, a actriz Sandra Bullock, os britânicos Ricky Gervais e Robert Pattinson, os cantores Elton John e Prince e o costureiro Marc Jacobs, director criativo da empresa francesa Louis Vuitton.
Além disso também aparecem a cantora Taylor Swift, os actores Ashton Kutcher e Neil Patrick Harris, assim como o produtor e popular juiz do programa de talentos «American Idol», Simon Cowell.
Visite a fonte da informação aqui
Bolsa grega sobe quase 9% e regista a maior subida do último ano e meio
O principal índice grego subiu hoje quase 9%, registando o maior ganho desde 29 de Outubro de 2008, numa altura em que o mercado acredita que as ajudas financeiras à Grécia serão accionadas nos próximos dias, podendo o montante ser ainda superior ao inicialmente antecipado.
O FTSE/ASE ganhou 8,83% para 903,38 pontos, não conseguindo ainda assim anular totalmente as quedas acumuladas nos primeiros dias desta semana.
A contribuir para esta evolução esteve o sector bancário, que tem sido dos mais fustigados pela crise financeira grega muito devido à subida das taxas de juro cobradas pelos investidores para comprarem dívida pública.
O National Bank of Greece subiu hoje 17,65%, o EFG Eurobank avançou 14,31% e o Alpha Bank cresceu 10,19%.
Fonte: Jornal de Negócios
O FTSE/ASE ganhou 8,83% para 903,38 pontos, não conseguindo ainda assim anular totalmente as quedas acumuladas nos primeiros dias desta semana.
A contribuir para esta evolução esteve o sector bancário, que tem sido dos mais fustigados pela crise financeira grega muito devido à subida das taxas de juro cobradas pelos investidores para comprarem dívida pública.
O National Bank of Greece subiu hoje 17,65%, o EFG Eurobank avançou 14,31% e o Alpha Bank cresceu 10,19%.
Fonte: Jornal de Negócios
Subscrever:
Mensagens (Atom)