O jogo entre as equipas Brasileiras do Grémio e do Corinthians, pode ser visto Online, para isso, siga o link abaixo indicado.
Transmissão agendada para as 20:00 (Hora Portuguesa)
Link: Grémio vs Corinthians
domingo, 16 de maio de 2010
Repórter dá escândalo ao ser bicado por pássaro
Etiquetas:
Ambiente,
Animais,
Ciência,
Planeta Bizarro
Atletismo: Portugal conquista ouro na taça do mundo 20 Km
A equipa portuguesa conquistou hoje a medalha de ouro coletiva nos 20 quilómetros marcha femininos na Taça do mundo de marcha, a decorrer em Chihuahua (México), anunciou a Federação Portuguesa de Atletismo.
Portugal somou 13 pontos e conquistou a sua primeira medalha de ouro coletiva na história da marcha, a Espanha ficou em segundo lugar com 22 pontos e a China ficou com a medalha de bronze, com 32 pontos, ultrapassando a favorita Rússia, que ficou em quarto lugar com 33 pontos, adianta a federação portuguesa.
A nível individual, a portuguesa Vera Santos conquistou a medalha de prata, ficando em segundo lugar com 1:32.06 horas, a 11 segundos da vencedora, a espanhola Maria Vasco.
A portuguesa Inês Henriques ficou em terceiro lugar e conquistou a medalha de bronze, com um tempo de 1:33.28 horas.
Ana Cabecinha foi oitava, com 1:34.57 horas.
Ainda em má forma por ter fraturado um braço no inverno, Susana Feitor foi 16.ª, com 1:37.58 horas, já não contando para a classificação equipa, formada pelos três atletas melhor posicionados.
A federação indica que, faltando ainda disputar os 20 quilómetros marcha masculinos, esta é já a melhor prestação internacional portuguesa de todos os tempos na história da marcha.
Fonte: Diário Digital
Portugal somou 13 pontos e conquistou a sua primeira medalha de ouro coletiva na história da marcha, a Espanha ficou em segundo lugar com 22 pontos e a China ficou com a medalha de bronze, com 32 pontos, ultrapassando a favorita Rússia, que ficou em quarto lugar com 33 pontos, adianta a federação portuguesa.
A nível individual, a portuguesa Vera Santos conquistou a medalha de prata, ficando em segundo lugar com 1:32.06 horas, a 11 segundos da vencedora, a espanhola Maria Vasco.
A portuguesa Inês Henriques ficou em terceiro lugar e conquistou a medalha de bronze, com um tempo de 1:33.28 horas.
Ana Cabecinha foi oitava, com 1:34.57 horas.
Ainda em má forma por ter fraturado um braço no inverno, Susana Feitor foi 16.ª, com 1:37.58 horas, já não contando para a classificação equipa, formada pelos três atletas melhor posicionados.
A federação indica que, faltando ainda disputar os 20 quilómetros marcha masculinos, esta é já a melhor prestação internacional portuguesa de todos os tempos na história da marcha.
Fonte: Diário Digital
Pablo voltou a andar com hormonas de crescimento
Contra todas as previsões dos clínicos, um jovem espanhol recuperou a 100% de um acidente de automóvel. Foi o próprio pai, médico e investigador, quem decidiu aplicar-lhe um método pioneiro que utiliza hormonas de crescimento na regeneração de lesões. Os médicos portugueses dividem-se sobre este novo tratamento: para uns é uma esperança para doenças neurológicas; para outros levanta ainda muitas dúvidas éticas e de segurança.
Uma clínica espanhola, em Santiago de Compostela, promete resultados surpreendentes na cura de doenças cerebrais e de deficiências motoras, com a aplicação de hormonas de crescimento. Os benefícios destas substâncias produzidas naturalmente na hipófise (glândula situada na base do cérebro) são reconhecidos por exemplo para aumentar a altura em pessoas com problemas de crescimento (ver texto ao lado). Mas, na regeneração dos neurónios, este programa é pioneiro.
Com este tratamento, o director do Centro de Reabilitação Foltra, Jesús Devesa, professor catedrático na Universidade de Santiago de Compostela, conseguiu recuperar o filho, que ficou com lesões cerebrais depois de um grave acidente de carro. Foi o seu primeiro doente. E Pablo, hoje com 29 anos, conseguiu voltar a andar, falar e comer. Depois dele, o tratamento foi usado noutros 300 doentes paraplégicos ou com deficiência mental congénita ou adquirida. "Injectamos hormonas de crescimento na área subcutânea do braço, que induzem a produção de células- -mãe e regeneram os tecidos danificados", descreve Jesús Devesa ao DN, assegurando uma taxa de sucesso na casa dos 90%. Entretanto, a descoberta veio a público em Espanha e a técnica vai ser aplicada também num centro de paraplégicos de Toledo.
As hormonas de crescimento seriam uma solução para os 150 mil portugueses com deficiência motora ou os 75 mil que sofrem de lesões cerebrais? Ou ainda os 200 novos casos de crianças com paralisia cerebral que nascem por ano em Portugal? Os médicos dividem-se. Embora não conheçam bem o tratamento, uns acreditam que pode ser uma esperança nos casos de paraplegias. Para outros é uma "aplicação meramente experimental e episódica", sem explicações científicas fundamentadas e com implicações no plano ético e da segurança.
Pablo Devesa tinha saído de casa para se encontrar com os amigos, quando um acidente de viação o lançou num coma profundo durante um mês. "Lembro--me estar a chover muito e de eu ter embatido numa casa", conta o biólogo ao DN. Depois, ficou tudo escuro e imóvel.
O acidente atirou--o para uma cama nos cuidados intensivos, com um traumatismo cranioencefálico e uma hemiplegia - uma paralisia das funções de um lado do corpo. "O traumatismo comprometeu o lado esquerdo do meu cérebro. Quando acordei, os médicos não me davam muitas esperanças de recuperação. Não conseguia falar, comer ou andar", lembra Pablo.
Já em casa, o pai, Jesús Devesa, não hesitou em aplicar no filho os ensinamentos que desenvolvera durante anos em laboratório. "Estava consciente do que fazia. Sabia que era eficaz e tinha de acreditar nisso", sublinha o médico.
Durante os meses seguintes, Pablo recebeu diariamente uma dose de hormonas de crescimento (produzidas industrialmente a partir de engenharia genética), em ciclos de 15 dias. "O seu efeito chega às zonas onde está a lesão, levando à proliferação de células-mãe e restituindo os estímulos nervosos no local afectado", diz Pablo. O tratamento era articulado com um plano intensivo de fisioterapia.
"Cada caso é um caso e a dose a aplicar depende da doença, da idade e do progresso do paciente", indica Jesús Devesa, acrescentando: "Nas crianças, o processo de recuperação é mais rápido, pois a neuroplasticidade promove uma proliferação mais célere das células".
Pablo tinha 22 anos, e a sua recuperação fez-se em oito meses. "Fiquei curado, sem sequelas. A recuperação foi a 100%. Hoje levo uma vida completamente normal, como qualquer jovem. Jogo futebol, bebo um copo com amigos."
Mais: está há um ano a trabalhar no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, como investigador, e a terminar a tese de doutoramento a defender dentro de semanas. A base da investigação? O seu próprio caso e as implicações das hormonas de crescimento no processo de neuroregeneração. "É um trabalho que segue as linhas de orientação da investigação do meu pai. Quero comprovar os resultados em humanos, sem efeitos secundários, no sentido de dar uma base científica mais aprofundada", diz Pablo Devesa.
O tratamento não é consensual nos especialistas portugueses. José Luís Medina, director do Serviço de Endocrinologia do Hospital de São João, mostra-se optimista: "Cientificamente devemos esperar pelos resultados do estudo, mas é uma esperança." "Devido às suas propriedades de crescimento e proliferação celular, talvez se possam obter alguns efeitos em situações como esta", diz Manuela Carvalheiro, presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo.
Já Fernando Baptista, do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, é mais céptico. "Será uma aplicação meramente experimental e pode ser geradora de falsas expectativas", alerta. "Nos últimos anos têm sido demonstrados outros efeitos a nível metabólico, mas não é o caso dos efeitos eventualmente neuroregeneradores deste caso."
O presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências, João Malva, coordenador da equipa onde trabalha Pablo Devesa, no centro de neurociências, mostra-se bastante crítico. "É um tratamento que tem implicações sérias no plano ético e da segurança, uma vez que a hormona do crescimento pode trazer problemas secundários muito significativos associados à proliferação descontrolada de células, como em tumores", avisa o biólogo. "Acreditar na sua eficácia é uma questão de fé, porque do ponto de vista científico não há explicações fundamentadas. Mas a motivação dos pacientes pode fazer milagres", conclui.
Visite a fonte da informação aqui
Uma clínica espanhola, em Santiago de Compostela, promete resultados surpreendentes na cura de doenças cerebrais e de deficiências motoras, com a aplicação de hormonas de crescimento. Os benefícios destas substâncias produzidas naturalmente na hipófise (glândula situada na base do cérebro) são reconhecidos por exemplo para aumentar a altura em pessoas com problemas de crescimento (ver texto ao lado). Mas, na regeneração dos neurónios, este programa é pioneiro.
Com este tratamento, o director do Centro de Reabilitação Foltra, Jesús Devesa, professor catedrático na Universidade de Santiago de Compostela, conseguiu recuperar o filho, que ficou com lesões cerebrais depois de um grave acidente de carro. Foi o seu primeiro doente. E Pablo, hoje com 29 anos, conseguiu voltar a andar, falar e comer. Depois dele, o tratamento foi usado noutros 300 doentes paraplégicos ou com deficiência mental congénita ou adquirida. "Injectamos hormonas de crescimento na área subcutânea do braço, que induzem a produção de células- -mãe e regeneram os tecidos danificados", descreve Jesús Devesa ao DN, assegurando uma taxa de sucesso na casa dos 90%. Entretanto, a descoberta veio a público em Espanha e a técnica vai ser aplicada também num centro de paraplégicos de Toledo.
As hormonas de crescimento seriam uma solução para os 150 mil portugueses com deficiência motora ou os 75 mil que sofrem de lesões cerebrais? Ou ainda os 200 novos casos de crianças com paralisia cerebral que nascem por ano em Portugal? Os médicos dividem-se. Embora não conheçam bem o tratamento, uns acreditam que pode ser uma esperança nos casos de paraplegias. Para outros é uma "aplicação meramente experimental e episódica", sem explicações científicas fundamentadas e com implicações no plano ético e da segurança.
Pablo Devesa tinha saído de casa para se encontrar com os amigos, quando um acidente de viação o lançou num coma profundo durante um mês. "Lembro--me estar a chover muito e de eu ter embatido numa casa", conta o biólogo ao DN. Depois, ficou tudo escuro e imóvel.
O acidente atirou--o para uma cama nos cuidados intensivos, com um traumatismo cranioencefálico e uma hemiplegia - uma paralisia das funções de um lado do corpo. "O traumatismo comprometeu o lado esquerdo do meu cérebro. Quando acordei, os médicos não me davam muitas esperanças de recuperação. Não conseguia falar, comer ou andar", lembra Pablo.
Já em casa, o pai, Jesús Devesa, não hesitou em aplicar no filho os ensinamentos que desenvolvera durante anos em laboratório. "Estava consciente do que fazia. Sabia que era eficaz e tinha de acreditar nisso", sublinha o médico.
Durante os meses seguintes, Pablo recebeu diariamente uma dose de hormonas de crescimento (produzidas industrialmente a partir de engenharia genética), em ciclos de 15 dias. "O seu efeito chega às zonas onde está a lesão, levando à proliferação de células-mãe e restituindo os estímulos nervosos no local afectado", diz Pablo. O tratamento era articulado com um plano intensivo de fisioterapia.
"Cada caso é um caso e a dose a aplicar depende da doença, da idade e do progresso do paciente", indica Jesús Devesa, acrescentando: "Nas crianças, o processo de recuperação é mais rápido, pois a neuroplasticidade promove uma proliferação mais célere das células".
Pablo tinha 22 anos, e a sua recuperação fez-se em oito meses. "Fiquei curado, sem sequelas. A recuperação foi a 100%. Hoje levo uma vida completamente normal, como qualquer jovem. Jogo futebol, bebo um copo com amigos."
Mais: está há um ano a trabalhar no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, como investigador, e a terminar a tese de doutoramento a defender dentro de semanas. A base da investigação? O seu próprio caso e as implicações das hormonas de crescimento no processo de neuroregeneração. "É um trabalho que segue as linhas de orientação da investigação do meu pai. Quero comprovar os resultados em humanos, sem efeitos secundários, no sentido de dar uma base científica mais aprofundada", diz Pablo Devesa.
O tratamento não é consensual nos especialistas portugueses. José Luís Medina, director do Serviço de Endocrinologia do Hospital de São João, mostra-se optimista: "Cientificamente devemos esperar pelos resultados do estudo, mas é uma esperança." "Devido às suas propriedades de crescimento e proliferação celular, talvez se possam obter alguns efeitos em situações como esta", diz Manuela Carvalheiro, presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo.
Já Fernando Baptista, do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, é mais céptico. "Será uma aplicação meramente experimental e pode ser geradora de falsas expectativas", alerta. "Nos últimos anos têm sido demonstrados outros efeitos a nível metabólico, mas não é o caso dos efeitos eventualmente neuroregeneradores deste caso."
O presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências, João Malva, coordenador da equipa onde trabalha Pablo Devesa, no centro de neurociências, mostra-se bastante crítico. "É um tratamento que tem implicações sérias no plano ético e da segurança, uma vez que a hormona do crescimento pode trazer problemas secundários muito significativos associados à proliferação descontrolada de células, como em tumores", avisa o biólogo. "Acreditar na sua eficácia é uma questão de fé, porque do ponto de vista científico não há explicações fundamentadas. Mas a motivação dos pacientes pode fazer milagres", conclui.
Visite a fonte da informação aqui
Esperança de vida para o lince
Apenas cerca de 225 linces ibéricos restam na Espanha e em Portugal - melhora em relação aos últimos anos, mas ainda muito pouco para a sobrevivência da espécie.
Leia mais aqui
sábado, 15 de maio de 2010
Futebol em 3D na final da 38ª Copa do Príncipe do Qatar
O canal ElDawry Welkass vai transmitir esta tarde pelas 16 horas a final da 38ª Copa do Príncipe de Qatar de futebol em 3D.
Esta transmissão será exclusiva e através do Arabsat BADR 6, na posição 26º Este, na frequência 12.399 GHz, Pol. V, SR 27500
Esta, será a primeira transmissão de um jogo de futebol em 3D para o Médio Oriente.
Esta transmissão será exclusiva e através do Arabsat BADR 6, na posição 26º Este, na frequência 12.399 GHz, Pol. V, SR 27500
Esta, será a primeira transmissão de um jogo de futebol em 3D para o Médio Oriente.
Cuscuz de bacalhau com quinua

Ingredientes
200 g de bacalhau
1 litro de água
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 dente de alho picado
1 cebola pequena ralada
10 tomates-cereja cortados ao meio
1 colher (sopa) de cheiro-verde picado
3 xícaras (chá) de Ades sabor laranja
1 xícara (chá) de quinua em grãos 1 c
1 colher (chá) de sal
de oliva para untar
Para decorar, utilize azeitonas sem caroço picadas
Modo de preparação
1- Lave bem o bacalhau e corte em cubos. Coloque-o em uma tigela, cubra com a água e reserve por 6 horas. Troque a água por quatro vezes nesse período. Depois de de estar bem demolhado e sem sal, escorra, desfie em lascas reserve.
2- Em uma panela media, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Junte o bacalhau e refogue por mais 5 minutos. Reserve.
3- Unte uma forma de furo central pequena (220 cm de diâmetro) e reserve.
4- Em uma panela grande ferva o suco Ades e junte os grãos de quinua. Cozinhe por 5 minutos ou até secar o líquido.
5- Junte o sal, o refogado de bacalhau e cozinhe por mais 1 minuto. Retire do fogo e coloque na forma untada. Nivele com as costas de um colher, pressionando bem. Reserve por 10 minutos.
6- Desenforme sobre um prato grande, decore com as azeitonas e sirva em seguida.
Bacalhau com creme de alho-poró

Bacalhau com creme de alho-poró e cobertura crocante
Existem mil maneiras de preparar bacalhau e em cada nova receita encontramos um sabor diferente.
Ingredientes:
300 g de bacalhau em lascas
2 litros de água
3 xícaras (chá) de leite desnatado
3 colheres (sopa) de creme vegetal BECEL
2 alhos-porós picados
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
1 pitada de louro em pó
1 colher (sopa) de cebolinha verde picada
600 g de batatas cozidas e cortadas em rodelas
Cobertura
100 g de castanha-de-caju picadas
3 colheres (sopa) de farinha de rosca
2 colheres (sopa) de creme vegetal usamos becel
Creme vegetal para untar
Modo de preparação
1- Na véspera lave bem o bacalhau, coloque em uma tigela, cubra com a água e reserve. Troque a água por quatro vezes nesse período. No dia seguinte escorra, desfie e reserve.
2- Em uma panela grande ferva o leite, junte o bacalhau e cozinhe por 10 minutos. Escorra e reserve o bacalhau e o leite separados.
3- Unte um refractário rectangular médio (31 x 19 cm) e reserve.
4- Pré-aqueça o forno em temperatura média (180º C).
5- Em uma panela grande aqueça o creme vegetal becel e refogue o alho-poró até murchar.
6- Polvilhe a farinha de trigo sobre o refogado e junte o leite reservado. Tempere com o sal, o louro, a cebolinha e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e reserve.
Cobertura
7- Em uma tigela pequena, junte com a ponta dos dedos a castanha-de-caju, a farinha de rosca e o creme vegetal até formar uma farofa húmida. Reserve.
Montagem
8-Coloque as fatias de batata no fundo do refractário reservado e cubra com as lascas de bacalhau e com o creme de alho-poró reservado.
9- Espalhe a farofa de castanha cobrindo toda a superfície e leve ao forno por
20 minutos ou até começar a dourar. Retire do forno e sirva em seguida.
Itália pode ter primeira mulher sacerdote
Uma professora casada pode se tornar a primeira mulher a ser ordenada sacerdote em uma igreja anglicana localizada próxima do Vaticano.
Maria Longhitano, que pertence à Igreja Vétero-Católica - um movimento católico independente não reconhecido pelo Vaticano, disse esperar que sua ordenação como sacerdotisa ajude a diminuir o preconceito em relação às mulheres na Igreja.
De acordo com o correspondente da BBC Robert Pigott, a medida deve reacender o debate sobre o papel das mulheres na Igreja Católica.
DEBATE - O papa Bento 16 se opõe totalmente à nomeação de mulheres sacerdotisas e seu predecessor, João Paulo 2º, inclusive proibiu que o tema seja discutido publicamente.
Em 2002, quando sete mulheres católicas romanas foram ordenadas extra-oficialmente como sacerdotisas, elas foram imediatamente excomungadas pela Igreja.
Segundo Pigott, apesar de Longhitano não se tornar uma sacerdotisa católica romana, sua ordenação na igreja anglicana é motivo de desconforto para o Vaticano.
Longhitano, que disse que sempre quis ser sacerdotisa e se lembra de brincar com hóstias quando pequena, acusou o Vaticano de impedir que as mulheres possam cumprir sua vocação.
A italiana tem esperanças de que sua ordenação como sacerdotisa incite o debate entre os católicos sobre a modernização d igreja.
Alguns católicos acreditam que a reforma é necessária para reverter a diminuição do número de fiéis e recuperar a influência da Igreja. Além disso, um bispo austríaco disse esta semana que a Igreja deve considerar a eventual ordenação de mulheres.
A Igreja Anglicana foi escolhida para a cerimônia de ordenação pela afinidade de princípios com a Igreja Vétero-Católica.
Os vétero-católicos romperam com o Vaticano no século 19 por serem contrários ao dogma da Imaculada Concepção e da Infalibilidade Papal. Eles consideram questões como as relações homossexuais e a contracepção algo pessoal e permitem a nomeação de mulheres como sacerdotisas desde 1996.
Visite a fonte da informação aqui
Maria Longhitano, que pertence à Igreja Vétero-Católica - um movimento católico independente não reconhecido pelo Vaticano, disse esperar que sua ordenação como sacerdotisa ajude a diminuir o preconceito em relação às mulheres na Igreja.
De acordo com o correspondente da BBC Robert Pigott, a medida deve reacender o debate sobre o papel das mulheres na Igreja Católica.
DEBATE - O papa Bento 16 se opõe totalmente à nomeação de mulheres sacerdotisas e seu predecessor, João Paulo 2º, inclusive proibiu que o tema seja discutido publicamente.
Em 2002, quando sete mulheres católicas romanas foram ordenadas extra-oficialmente como sacerdotisas, elas foram imediatamente excomungadas pela Igreja.
Segundo Pigott, apesar de Longhitano não se tornar uma sacerdotisa católica romana, sua ordenação na igreja anglicana é motivo de desconforto para o Vaticano.
Longhitano, que disse que sempre quis ser sacerdotisa e se lembra de brincar com hóstias quando pequena, acusou o Vaticano de impedir que as mulheres possam cumprir sua vocação.
A italiana tem esperanças de que sua ordenação como sacerdotisa incite o debate entre os católicos sobre a modernização d igreja.
Alguns católicos acreditam que a reforma é necessária para reverter a diminuição do número de fiéis e recuperar a influência da Igreja. Além disso, um bispo austríaco disse esta semana que a Igreja deve considerar a eventual ordenação de mulheres.
A Igreja Anglicana foi escolhida para a cerimônia de ordenação pela afinidade de princípios com a Igreja Vétero-Católica.
Os vétero-católicos romperam com o Vaticano no século 19 por serem contrários ao dogma da Imaculada Concepção e da Infalibilidade Papal. Eles consideram questões como as relações homossexuais e a contracepção algo pessoal e permitem a nomeação de mulheres como sacerdotisas desde 1996.
Visite a fonte da informação aqui
Google diz que colheu informações privadas por engano
O Google disse nesta sexta-feira que descobriu em uma investigação que as vans (roving vans) da companhia usadas para criar mapas online e localizar redes sem fio de internet captaram por engano dados de usuários dessas redes, segundo informações do jornal "The Wall Street Journal".
A empresa afirmou que irá parar de colher informações que trafegam nas redes Wi-Fi. As vans são usadas tanto para a criação de mapas on-line, como para localizar redes sem fio de internet.
Alan Eustace, vice-presidente sênior de engenharia e pesquisa do Google, escreveu em seu blog que o erro foi descoberto após a empresa responder um questionário de um organismo alemão de proteção de dados.
Anteriormente, a empresa havia informado que recolhia apenas informações sobre a localização dos pontos de wi-fi e não sobre os dados que trafegavam nessas redes.
"Ficou claro que nos estávamos, erroneamente, coletando dados das redes sem-fio que não tinham senha; ainda que nunca tenhamos usado essas informações", escreveu Eustace.
A empresa declarou que recolhe e mantém esses dados desde 2007. Na época, a equipe que criou o software que captava as redes wi-fi, incluíram um programa experimental que recolhia amostras de todas as informações que trafegavam nas redes abertas.
"É mais um exemplo de como a empresa não se detém a todas as informações que recolhe", afirmou, Jeffrey Chester, diretor executivo do Centro pela Democracia Digital ao "WSJ".
De acordo com a reportagem, o Google teve acesso somente a sites e redes que não possuíam senhas. Os dados de movimentações financeiras em sites de bancos, por exemplo, não são possíveis de se captar, pois as páginas são criptografadas, segundo o porta-voz da empresa.
Um porta-voz disse que a empresa continuará a oferecer os produtos.
Visite a fonte da informação aqui
A empresa afirmou que irá parar de colher informações que trafegam nas redes Wi-Fi. As vans são usadas tanto para a criação de mapas on-line, como para localizar redes sem fio de internet.
Alan Eustace, vice-presidente sênior de engenharia e pesquisa do Google, escreveu em seu blog que o erro foi descoberto após a empresa responder um questionário de um organismo alemão de proteção de dados.
Anteriormente, a empresa havia informado que recolhia apenas informações sobre a localização dos pontos de wi-fi e não sobre os dados que trafegavam nessas redes.
"Ficou claro que nos estávamos, erroneamente, coletando dados das redes sem-fio que não tinham senha; ainda que nunca tenhamos usado essas informações", escreveu Eustace.
A empresa declarou que recolhe e mantém esses dados desde 2007. Na época, a equipe que criou o software que captava as redes wi-fi, incluíram um programa experimental que recolhia amostras de todas as informações que trafegavam nas redes abertas.
"É mais um exemplo de como a empresa não se detém a todas as informações que recolhe", afirmou, Jeffrey Chester, diretor executivo do Centro pela Democracia Digital ao "WSJ".
De acordo com a reportagem, o Google teve acesso somente a sites e redes que não possuíam senhas. Os dados de movimentações financeiras em sites de bancos, por exemplo, não são possíveis de se captar, pois as páginas são criptografadas, segundo o porta-voz da empresa.
Um porta-voz disse que a empresa continuará a oferecer os produtos.
Visite a fonte da informação aqui
Subscrever:
Mensagens (Atom)