A Galp Energia subiu 3,83%, terminando a sessão pela primeira vez com uma capitalização bolsista superior à da EDP. A empresa, que é agora a mais valiosa da praça portuguesa, beneficiou com o interesse da Sonangol e notas de “research positivas”.
As acções da petrolífera subiram 3,83% para 11,925 euros, elevando a sua capitalização bolsista para 9,888 mil milhões de euros. Um valor superior ao da EDP, que ficou hoje avaliada em 9,85 mil milhões de euros, depois das acções terem subido 0,71% para 2,695 euros.
Em Maio e Junho de 2008 o valor da Galp chegou a ser superior ao da EDP ao longo da sessão, mas a valores de fecho, hoje foi a primeira vez que a petrolífera, que entrou em bolsa em Outubro de 2006, terminou com uma capitalização bolsista acima da EDP.
A ascensão da Galp ao primeiro lugar da Bolsa é explicada sobretudo pela queda das acções da EDP ao longo dos últimos dias, depois da Iberdrola ter anunciado que a vende 2,7% no capital da EDP. Esta semana a EDP acumula uma queda de 5,90% e a Galp Energia subiu 0,63%.
Já a Galp Energia reagiu ontem em queda ao anúncio dos resultados de 2009, mas hoje está a beneficiar com notas de “research” positivas e o interesse da Sonangol em entrar directamente no capital da petrolífera. O Bank of America Merrill Lynch (BofA) aumentou a sua avaliação para a Galp Energia, "com base na melhoria dos recursos petrolíferos", que a cotada apresentou no trimestre.
A Portugal Telecom é a terceira maior cotada da bolsa portuguesa, mas surge a larga distância das empresas de energia, com uma capitalização bolsista abaixo dos 7 mil milhões de euros.
Com a cotação actual, a Galp Energia duplica o preço das acções quando estas foram vendidas na oferta pública de venda, em 2006, a 5,81 euros. Ainda assim, encontra-se ainda bastante longe do máximo histórico atingido em Dezembro de 2007 nos 19,50 euros.
Nessa altura, marcada pelas descobertas de petróleo no Brasil, a Galp atingiu uma capitalização bolsista acima de 16,1 mil milhões de euros. A EDP atingiu o seu máximo histórico em Novembro de 2007 nos 5 euros, o que representa uma capitalização bolsista de 18,28 mil milhões de euros.
Em 2010 a EDP acumula uma queda de 13,29% e a Galp deprecia 1,28%.
Fonte: Jornal de Negócios
Sem comentários:
Enviar um comentário