quinta-feira, 31 de março de 2011

Russa Sharapova volta à final de Miami; Será desta?

Maria Sharapova é a primeira finalista do torneio de Miami. A tenista russa, actual número 16 do ranking WTA, eliminou a alemã Andrea Petkovic, número 21, pelos parciais de 3-6, 6-0 e 6-2. Sharapova foi finalista vencida nas edições de 2005 e 2006.

Sharapova vai discutir o troféu do torneio norte-americano com a vencedora do encontro entre Vera Zvonareva, sua compatriota e terceira da hierarquia feminina, e a bielorrussa Victoria Azarenka, número oito do Mundo.

Maria Sharapova, sem ganhar a prova, foi finalista nas edições de 2005 e 2006 em Miami.

Visite a fonte da informação clicando aqui

quarta-feira, 30 de março de 2011

Os corantes artificiais fazem mal à saúde?

A Food and Drug Administration, a agência americana responsável pelo controlo dos alimentos e medicamentos, reúne hoje e amanhã um painel de peritos para analisar se os corantes artificiais são ou não prejudiciais à saúde. Estudos mais recentes têm ligado os corantes a uma série de distúrbios nas crianças como a hiperatividade.

(Leia mais aqui)

Autódromo do Algarve passa a ter pista 'TT'

O Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, iniciou a construção de uma pista de todo-o-terreno, a qual contribuirá para que o complexo concentre todas as variantes de desportos motorizados. Intitulada “Off Road Park”, a pista com uma extensão de, aproximadamente, cinco quilómetros, ocupará uma área de 317.000 metros quadrados.


Haverá zonas de riachos artificiais e de obstáculos, o que permite adaptar diversos tipos de traçado, entre os quais um circuito para motos de provas de enduro.

Com a conclusão prevista para Abril, o novo circuito junta-se às estruturas já existentes de apoio à pista principal, prevendo-se a sua utilização para testes de veículos desde os todo-o-terreno, aos utilitários desportivos (SUV - Sport Utility Vehicles), passando pelos de ralis.

Além da pista principal, o Algarve Motor Park tem em funcionamento o Kartódromo Internacional do Algarve, as zonas comercial e de restauração, o Parque Tecnológico e a Central Fotovoltaíca.

Em fase de conclusão encontra-se o complexo turístico de luxo, composto por um hotel de cinco estrelas, com 194 quartos e 160 apartamentos divididos por sete blocos, de diversas tipologias.



Para visitar a fonte da informação, click aqui

90% das empresas do "off-shore" da Madeira não tem qualquer trabalhador

É a confirmação da velha suspeita de que são meras "caixas de correio" que a maioria das empresas abre na Zona Franca da Madeira para beneficiar de uma fiscalidade mais leve. Cada posto de trabalho "custou" 650 mil euros aos cofres do Estado.

Segundo dados estatísticos hoje fornecidos pelo Ministério das Finanças, em 2009 havia 2.981 entidades registadas na Zona Franca da Madeira, sendo que 2.435 diziam respeito a empresas sem trabalhadores.
O número de postos de trabalho efectivos gerados pelas empresas aí sedeadas era de 1.677. Tendo em conta a despesa fiscal envolvida na Zona Franca (mil milhões de euros inscritos no Orçamento de 2009), isso significa que cada posto de trabalho "custou" (pela perda de encaixe fiscal) aos cofres públicos 650 mil euros.
Os dados foram relevados pela Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) que, a partir de hoje, promete passar a disponibilizar informação estatística actualizada relativa a todos os impostos por si cobrados.
O mesmo se aplica à Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC), numa iniciativa do Governo para alinhar a divulgação de informação estatística pelas melhores práticas europeias.
 
Visite aqui a fonte da informação

terça-feira, 29 de março de 2011

Accionistas do BCP propõem aumento de capital de 1,12 mil milhões

Um conjunto de accionistas do BCP, que representam mais de um terço do capital do banco, avançaram com uma proposta a levar à Assembleia geral para que o capital social do BCP seja aumentado em 1,12 mil milhões de euros. A operação será efectuada em três fases e pressupõe a conversão de dívida em capital e a entrada de dinheiro dos actuais accionistas.

Os accionistas do Banco Comercial Português avançaram com um requerimento ao presidente da mesa da assembleia geral de accionistas, através do qual pretendem incluir um novo ponto na ordem de trabalhos da reunião de accionistas.
Este passa por aumentar o capital social do banco liderado por Carlos Santos Ferreira em 1,12 mil milhões de euros, numa operação efectuada em três fases.

O BCP é apontado pelos analistas com um dos bancos portugueses com rácios de capital mais fracos. Os mesmos analistas antecipavam que o banco teria que reforçar o seu capital, sobretudo devido à turbulência financeira que está a afectar Portugal, à proximidade da realização de novos testes de "stress" e imposição de regras mais apertadas de capital, definidas em Balileia III.
A primeira fase passa por aumentar o capital em 120,4 milhões de euros, através da incorporação de reservas de prémio de emissão, mediante a emissão de novas acções sem valor nominal, numa operação que o banco tinha já anunciado, quando decidiu cancelar o pagamento do dividendo.

A segunda fase passa pela conversão de dívida em capital. Será assim lançada uma oferta pública de troca, onde serão entregues novas acções aos detentores de valores mobiliários perpétuos subordinados com juros condicionados.
Esta operação pressupõe o aumento de capital de mil milhões de euros e a emissão de um máximo de 1,6 mil milhões de acções, com um preço de emissão que resultará da média ponderada da cotação do BCP nos dias anteriores ao lançamento da oferta, com um mínimo de 62,5 cêntimos.
Com esta oferta, os actuais detentores de dívida emitida pelo BCP, ou seja, os valores mobiliários perpétuos subordinados com juros condicionados, podem trocar estes títulos por novas acções que o banco vai emitir.

(Leia mais aqui)

segunda-feira, 28 de março de 2011

Dwight Howard e Kobe Bryant melhores da semana

O poste Dwight Howard, dos Orland Magic, e o base/extremo Kobe Bryant, dos LA Lakers, foram designados melhores jogares da semana na Conferência Este e Oeste, respectivamente.


Howard, melhor ressaltador da fase regular (média de 14,3 por jogo), é distinguido pela sexta vez esta temporada. Na última sexta-feira, aumentou o seu recorde pessoal para 30 duplo-duplos consecutivos depois de ter conseguido 21 pontos e 14 ressaltos diante os New Jersey Nets.

Já Kobe Bryant fez uma média de 36,3 pontos ajudando os Lakers a vencerem os três encontros da semana. Frente aos Suns, superou os 40 pontos (fez 42 e conseguiu ainda 12 ressaltos e nove assistências) pela 107.ª na carreira.

Para visitar a fonte da informação, click aqui

Avião da EasyJet aterra na Madeira com problema mecânico


Um avião da Easyjet, proveniente de Lisboa, teve hoje um problema mecânico quando uma ave foi sugada pelo reactor durante a aterragem, disse uma fonte do Aeroporto Internacional da Madeira.

O reactor ficou danificado e a aeronave ficou imobilizada na pista do aeroporto da Madeira, onde aguarda reparação.

Os passageiros do voo da EasyJet 7962 com destino a Lisboa e que ficaram retidos no Funchal desde as 11:30 locais (mesma hora em Lisboa) devido ao problema mecânico no avião seguiram para o destino pelas 21:00, adiantou a fonte aeroportuária.

Este incidente não provocou danos pessoais aos passageiros.


Visite aqui a fonte da informação

domingo, 27 de março de 2011

Infecção urinária na gravidez

A infecção urinária é uma situação relativamente comum na gravidez, devido a baixa imunidade que a mulher fica neste período. Ela pode ou não apresentar sinais e sintomas, mas em caso de gravidez, ela deve ser sempre tratada.

Ela pode ser descoberta num exame de urina normal e deve ser tratada com medicamentos antibióticos por um período de 7 a 14 dias.
Se ela não for logo tratada a mulher corre o risco de sofrer um aborto, piorar a anemia, e aumentam as chances de um parto pré maturo e de uma infecção generalizada.

Visite a fonte da informação clicando aqui

Pernas de frango com queijo

 

Ingredientes

  • Frango: 8 pernas
  • Queijo da ilha: 250 g
  • Limão: 1/2
  • Natas: 3 colheres de sopa
  • Pão ralado: 2 colheres de sopa
  • Gengibre: 2 colheres de chá
  • Sal: 2 colheres de café

Preparação

Lave e enxugue as pernas de frango. Regue com sumo de limão, gengibre e sal. Rale o queijo, misture com o pão ralado e junte-lhe as natas. Envolva as coxas de frango nesta mistura. Coloque cada coxa de frango num tabuleiro e leve ao forno 20 minutos, mais 40 minutos só com grelhador. Sirva bem quente.

Visite aqui a fonte da informação

sábado, 26 de março de 2011

Adriano diz que Ronaldo o convenceu a fechar com Corinthians

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o atacante Adriano afirmou que a ida para o Corinthians se deve ao ex-companheiro de Seleção Brasileira Ronaldo. Segundo o periódico, a relação entre os dois estreitou mais nos últimos dias, com o artilheiro deixando de trabalhar com o agente Gilmar Rinaldi para fechar com a 9ine, empresa de Ronaldo. Ainda faltando assinar com o clube do Parque São Jorge, o jogador crê que estará apto para jogar em cerca de dois meses e prometeu ser guerreiro na nova equipe.


De acordo com o atacante, Ronaldo falou muito da torcida, fator que empolgou Adriano, que se diz louco para entrar no coração dos torcedores alvinegros e que sonha em fazer parte "dessa família". O ex-jogador da Roma disse ainda que ficou chateado com a atitude do Flamengo de não o procurar e que a chegada ao clube paulista o aproxima de um retorno à Seleção Brasileira. O craque afirmou que não pretende sair do Parque São Jorge antes de 2014 e que não pensa em jogar novamente no futebol europeu.

Para visitar a fonte da informação, click aqui

Sebastian Vettel será pole position no primeiro GP de Fórmula 1 do ano

Melbourne (Austrália) - O alemão Sebastian Vettel não deu chance para seus principais adversários e conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Austrália. No treino de classificação deste sábado, o atual campeão mundial de Fórmula 1 fez sua melhor volta em 1min23s529 e abriu quase 0s9 para o segundo colocado, o britânico Lewis Hamilton, com 1min24s307.

Pole position na Austrália também em 2010, Vettel também havia liderado com sobras o último treino livre neste sábado, quando fez o tempo de 1min24s507. O australiano Mark Webber, segundo no treino em questão, fez sua melhor volta em 1min25s364.

Entre os demais integrantes do Top 10, destaque para o próprio Mark Webber, em terceiro, e Jenson Button, em quarto lugar. Fernando Alonso é o quinto, com Vitaly Petrov (sexto), Nico Rosberg (sétimo), Kamuy Kobayashi (nono) e Sebastien Buemi (décimo) também nas cinco primeiras filas

(Leia mais aqui)

quinta-feira, 24 de março de 2011

Google patenteia logótipos personalizados

A Google conseguiu patentear os seus logótipos personalizados, também denominados de doodles, nos EUA. A aprovação surgiu quase 10 anos depois do pedido de patente
O pedido de patente para os doodles, assim se chamam os logótipos personalizados da Google, que surgem quando há alguma efeméride ou evento de destaque, foi apresentado a 30 de Abril de 2001 por um dos fundadores do motor de busca, Sergey Brin, mas só agora viu luz verde.
Ao longo dos últimos anos foram vários os exemplos de doodles que viram a luz do dia, desde aniversários de personalidades históricas a eventos desportivos, como foi o caso do último Mundial de Futebol ou os Jogos Olímpicos de Pequim.
No caso das Olimpíadas de 2008 o logótipo mudava todos os dias para representar as várias modalidades desportivas.
Durante o ano passado começaram a surgir os logótipos interactivos, sendo um dos exemplos mais conhecidos o que foi utilizado para comemorar o aniversário do videojogo Pac-Man, que permitia aos cibernautas jogarem no corpo do logótipo do motor de pesquisa.
Os doodles alusivos a Portugal apareceram no passado mês de Fevereiro, quando a Google resolveu comemorar os aniversários do escritor Almeida Garrett e da personagem de desenhos animados Vitinho.
E para provar que os exemplos de doodles não acabam, hoje foi a vez de o mágico Harry Houdini ser homenageado.


Visite a fonte da informação clicando aqui

Macacos-de-Gibraltar reconhecem fotos dos seus amigos


Numa experiência realizada por cientistas alemães, macacos-de-Gibraltar não treinados demostraram grande interesse nas fotografias que lhes foram mostradas. Pela reacção às fotografias, os investigadores acreditam que os macacos adultos reconheceram os rostos familiares.

Este estudo, publicado na revista Animal Cognition, foi liderado por Julia Fischer do Centro Alemão dos Primatas da Universidade Gottingen.

Julia e a sua equipa, quando estavam a observar macacos no parque de vida selvagem Rocamadour, no sudoeste de França, tinham como auxiliar álbuns com fotografias de macacos para ajudar na identificação dos indivíduos em estudo. “Um dos macacos agarrou um destes álbuns e começou a olhar para as fotografias,” recordou Fischer.

Após a grande curiosidade dos macacos pelas imagens a equipa decidiu averiguar se os macacos reconheciam as fotografias. Para este fim, montaram uma experiência em que mostraram aos macacos, imagens de membros do grupo e de outros macacos não familiares.

Quando foram apresentadas fotos de rostos familiares aos macacos adultos, estes olharam rapidamente para o lado. “Os animais adultos passaram mais tempo a olhar para animais que não conheciam, sugerindo que reconheciam nas fotografias os indivíduos do seu grupo,” refere Fischer. “Os juvenis não mostraram nenhuma diferença; estavam muito interessados em todas as fotografias.”

A investigadora refere que foi claro que as fotografias intrigaram os macacos juvenis. Mostraram vários sinais de mal-estar. “Alguns não sabiam o que fazer e até tentaram cumprimentar as fotos."

Os investigadores ficaram surpreendidos que macacos não treinados tivessem tanto interesse nas fotografias. “Não pensávamos que respondessem desta forma. Achávamos que as fotos não seriam relevantes; na sua vida real não têm nada parecido.”


Visite aqui a fonte da informação

Portugal reduziu emissão de quatro gases poluentes

Portugal está a sujar menos o ar ao reduzir a emissão de gases poluentes, grande parte produzidos pelo setor energético, e em 2009 cumpriu os limites definidos internacionalmente, afirmou hoje o secretário de Estado do Ambiente.

Os dados para 2009 do inventário nacional de emissões de poluentes atmosféricos revelam "bons resultados na redução de emissões de dióxido de enxofre, óxidos de azoto, compostos orgânicos voláteis e amónia", que são ou acidificantes, responsáveis pelas chuvas ácidas, ou substâncias eutrofizantes, que fazem com que as águas fiquem com excesso de nutrientes, como explicou Humberto Rosa.

O governante disse à agência Lusa que de 2008 para 2009, "em cada um destes poluentes, houve reduções, em alguns casos muito significativas. Por exemplo, o dióxido de enxofre desceu cerca de 31% em relação a 2008", devido à diminuição do consumo de fuelóleo na produção de energia elétrica, ao funcionamento dos sistemas de dessulfurização de duas centrais termoelétricas a carvão e à redução da quantidade de crude utilizado nas refinarias.

(Leia mais aqui)

Terramoto de magnitude 6,8 graus sacode Mianmar

Um terramoto de magnitude 6,8 na escala de Richeter, segundo dados preliminares, foi registado hoje em Mianmar e foi sentido até em Banguecoque, na Tailândia, onde os arranha-céus tremeram por alguns segundos.

O serviço geológico dos Estados Unidos localizou provisoriamente o epicentro a 10 quiómetros de profundidade e a 82 quilómetros de Chiang Mai, a principal cidade do norte da Tailândia e um dos principais destinos turísticos do país.

O terramoto ocorreu às 13:55 GMT numa região remota, montanhosa, pouco habitada e que faz parte do chamado Triângulo de Ouro da droga, onde convergem as fronteiras de Mianmar, Laos e Tailândia.

As autoridades birmanesas, país onde os meios de comunicação estão todos controlados pelo Ministério de Informação, não divulgaram por enquanto relatos sobre vítimas ou danos materiais.

No dia 10, 25 pessoas morreram e 250 ficaram feridas noutro abalo sísmico, de 5,8 graus, que sacudiu a região fronteiriça entre China e Mianmar.


Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

quarta-feira, 23 de março de 2011

FC Porto vence Benfica por 2-1 e mantém a liderança

O FC Porto venceu hoje o Benfica, por 2-1, na sétima jornada da fase de apuramento do campeão nacional de juniores de futebol, mantendo a liderança e ganhando vantagem face a um dos maiores concorrentes.

O jogo, disputado no Centro de Estágios do Olival (Vila Nova de Gaia), teve todos os condimentos de um “clássico”: lotação esgotada, competitividade, golos e até algumas picardias, sobretudo no final do encontro.

Porém, os abraços trocados pela maioria dos jogadores de ambas as equipas, após o fim do desafio, devem ser referenciados como prova de grande desportivismo, numa altura em que alguns incidentes têm "incendiado" as vésperas dos "clássicos" entre as equipas principais.

A equipa do FC Porto manteve a defesa do Benfica sob tensão durante toda a primeira parte, não tendo relaxado após o golo de Edu, obtido na marcação de uma grande penalidade, logo aos quatro minutos.

O guarda-redes visitante, Ederson Moraes, foi mesmo o principal responsável pelo resultado ao intervalo, graças a três fantásticas defesas, evitando que David, Rafa e Tozé dessem maior expressão ao marcador.

O Benfica, por sua vez, só aos 35 minutos conseguiu criar perigo junto da área portista, por intermédio de Diogo Caramelo, cuja cabeçada saiu à figura do guardião Maia.

Com o todo estado-maior da SAD portista na bancada, onde Hulk e Walter, avançados da equipa principal, também marcaram presença, o encontro entre os dois rivais provocou grande entusiasmo nas bancadas do Centro de Estágio do Olival.

O Benfica reentrou apostando na frescura atacante, trocando Diogo Caramelo por Jean Silva, mas foi novamente o FC Porto a dar expressão a melhores movimentações ofensivas, com Rafa a assinar o segundo golo portista.

Quatro minutos depois, a vantagem diminuiu, mercê de um lance infeliz do defesa portista Tiago Ferreira, que desviou para a própria baliza um cruzamento da esquerda do ataque visitante.

Golo que, desta vez, "acordou" os jovens benfiquistas, obrigando os "dragões" a maiores cautelas defensivas, tornando o jogo mais equilibrado.

Pertenceu ao FC Porto a jogada de maior perigo, quando o central Hugo Sousa cabeceou um pouco acima do alvo, já nos 10 minutos finais, período em que o Benfica manteve alguma supremacia.

Como 'clássico' que se preze, assistiu-se a um ligeiro distúrbio entre os jogadores de ambas as equipas, na sequência do qual foi expulso o guarda-redes suplente do FC Porto.

O jogo terminaria com mais um cartão vermelho, mas na sequência de uma falta provocada pelo defesa benfiquista Francisco Júnior, lance que baralhou o árbitro Renato Gonçalves, mas que acabou bem resolvido por um dos seus auxiliares, que identificou o jogador faltoso.

Apesar dos nervos finais, os jogadores das duas equipas deram uma valente prova de desportivismo, com a maior parte deles a abraçar-se após o fim da partida.


Ficha de Jogo
Centro de Estágios do Olival, em Vila Nova de Gaia.

FC Porto -- Benfica, 2-1.

Ao intervalo: 1-0.

1-0, Edu, 04 minutos (grande penalidade).

2-0, Rafa, 57.

2-1, Tiago Ferreira (própria baliza), 61.

Equipas:

- FC Porto:
Maia, David, Hugo Sousa, Tiago Ferreira, Romano, Edu, Paulo Jorge, Tozé (André Teixeira, 90), Flávio (Fábio Nunes, 58), Rafa (Lupeta, 70) e Christian.

Suplentes:
Elói, André Teixeira, Amorim, Fábio Martins, Fábio Nunes, Pipo e Lupeta.

- Benfica:
Ederson Moraes, Pedro Almeida, Bacar Mirtskhulava, Bernardo Lopes, Luís Martins, Francisco Júnior, Paulo Teles (Carlos Dias, 46), Ivan Cavaleiro (Alípio Brandão, 60), Ruben Pinto, Diego Lopes e Diogo Caramelo (Jean Silva, 46).

Suplentes:
José Sá, Vinicius Silva, Bruno Gaspar, Pedro Dias, Carlos Dias, Alípio Brandão e Jean Silva.


Árbitro:
Renato Gonçalves (Guarda).

Acção disciplinar:
Cartão amarelo para Edson Moraes (4), Francisco Júnior (58 e 90+4), Romário (65), Bacar Mirtskhulava (81). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Francisco Júnior (90+4).

Assistência:
Cerca de 3000 espectadores.


Fonte: O Jogo

Mengão renova com Willians e novo contrato vence em 2015

Depois de ver seu jogador ser cobiçado por clubes do Brasil e do exterior, o Flamengo correu contra o tempo e renovou o contrato do volante Willians por mais quatro anos, até 2015. O compromisso do atleta venceria em dezembro de 2012, e o clube temia a concorrência de outras equipes.

Antes do início da temporada, o nome de Willian foi cotado em clubes como Santos e Cruzeiro. A Roma, da Itália, e times da Rússia também teriam sondado o procurador do atleta.

O jogador é considerado titular inquestionável de Vanderlei Luxemburgo, e o treinador tenta aprimorar o passe do atleta, que é deficiente, por acreditar que ele tem potencial para defender a Seleção Brasileira.

Willians chegou ao Flamengo após uma boa passagem pelo Santo André.


Visite a fonte da informação clicando aqui

Botafogo contrata Caio Júnior


 

A vaga deixada por Joel Santana no comando técnico do Botafogo foi preenchida hoje por uma das jovens promessas do futebol brasileiro, Caio Júnior.

O novo treinador do Botafogo foi demitido há duas semanas do Al Gharafa.

domingo, 20 de março de 2011

Adepto morre na sequência de distúrbios

Os distúrbios no estádio José Amalfitani, com os adeptos a destruírem as vedações e a arremessarem objectos para dentro de campo, levou o árbitro a interromper a partida entre Vélez-San Lorenzo, a contar para o campeonato argentino.

Ainda o jogo entre o Vélez-San Lorenzo não tinha começado e já um adepto da equipa visitante tinha morrido na sequência de graves distúrbios. Incidentes esses que prosseguiram no interior do estádio José Amalfitani com os adeptos a destruírem o recinto, derrubando as vedações e arremessando objectos para dentro de campo, alguns em direcção do guarda-redes do San Lorenzo, Pablo Migliore.

Devido à intensidade dos distúrbios, que provocaram diversos feridos, o árbitro teve de interromper a partida, a contar para o campeonato argentino, aos sete minutos de jogo. A polícia teve de intervir, recorrendo a jactos de água para dispersar os adeptos descontrolados.

É de salientar que esta não é a primeira vez que se verificam distúrbios entre os adeptos do Vélez e do San Lorenzo.


Visite aqui a fonte da informação 

Luxemburgo muda discurso e já admite Adriano no Flamengo

Depois de praticamente descartar a contratação do atacante Adriano, o técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo, mudou o discurso e já admite que o clube carioca pode contratar o jogador, que rescindiu seu contrato com a Roma no dia 8 de março.

Leia mais aqui

sábado, 19 de março de 2011

Barack Obama é recebido por Dilma no Palácio do Planalto

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama chegou às 10h27 deste sábado ao Palácio do Planalto, em Brasília, para encontrar a presidente Dilma Rousseff. Obama foi recebido com honras de Estado. Os líderes farão uma reunião de trabalho, seguida de uma declaração conjunta à imprensa, e depois encerrarão uma reunião de representantes de grandes corporações dos dois países. Depois do almoço oficial, Obama pronunciará um discurso em um encontro com empresários e, ao fim da tarde, será recebido por Dilma no Palácio da Alvorada.

Leia mais aqui

sexta-feira, 18 de março de 2011

Tragédia no Japão dá pretexto a 1,7 milhões de páginas web falsas

Desde o terramoto no Japão na última sexta-feira foram criadas 1,7 milhões de páginas fraudulentas e registados 50 domínios falsos, de acordo com a contagem da Kaspersky.

As moradas visam tirar partido da tragédia, recolhendo dados de internautas dispostos a fazer donativos às vítimas do terramoto, através das muitas campanhas de solidariedade divulgadas na Internet. Algumas falsas.


A empresa de segurança também detectou dois exploits - códigos maliciosos que tiram partido de vulnerabilidades de software - alojados num "popular domínio", como descreve a Kaspersky, que distribui falsos antivírus e instala aplicações maliciosas.

Para quem pretende participar em campanhas de solidariedade a empresa deixa alguns conselhos, que devem ser seguidos para evitar surpresas. Uma regra básica será a de confirmar o destinatário do donativo.

Antes de disponibilizar informação pessoal ou financeira convém ainda ler a política de privacidade do site onde vai fazê-lo, para saber que destino terão os dados que está a introduzir. É também boa prática usar um cartão de crédito com plafond baixo para este tipo de operações.

Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

quinta-feira, 17 de março de 2011

ONU aprova "uso dos meios necessários" para proteger civis na Líbia

O Conselho de Segurança da ONU aprovou esta quinta-feira a resolução que permite a imposição de uma zona de exclusão aérea na Líbia e o "uso dos meios necessários" para proteger civis na Líbia. Decisão foi recebida com festejos em Benghazi.

Portugal esteve entre os 10 países que aprovaram a resolução. Houve cinco abstenções - Rússia, Alemanha, China, Brasil e Índia - e zero votos contra.

A resolução também exclui explicitamente "qualquer tipo de ocupação estrangeira em qualquer parte do territóio líbio".

Antes da votação aventava-se que, em caso de aprovação, ataques aéreos "cirúrgicos" contra posições do exército líbio poderão acontecer já a partir da noite de hoje, disseram fontes citadas pela agência France Presse. "Ataques poderão ser lançados a partir da noite de hoje e madrugada de sexta-feira", disse à France Presse uma fonte identificada como "próxima do dossier" da resolução do Conselho de Segurança sobre a criação de uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia, para impedir as forças leais a Muammar Kadafi de fazerem bombardeamentos aéreos contra os rebeldes que exigem o fim do regime.

Diplomatas franceses, citados pela agência francesa, confirmaram a possibilidade de intervenção militar internacional imediata na Líbia, referindo que, "a partir do momento em que a nova resolução seja adoptada, acções militares poderão ser desencadeadas logo nas horas seguintes".

O britânico "Guardian" cita também fontes ligadas ao Conselho de Segurança, que dizem a imposição de uma zona de exclusão aérea não será suficiente e que a nova resolução permitiria também ataques aéreos contra os tanques que avançam sobre Benghazi (o principal bastião das forças rebeldes líbias) ou contra navios que bombardeiem a cidade. O Reino Unido, a França e o Líbano estão entre os que apoiam esta resolução.

O texto da resolução do Conselho de Segurança, autoriza os estados membros, após notificação à ONU e Liga Árabe, a actuar "nacionalmente ou através de organizações ou acordos regionais" para "tomar todas as medidas necessárias para aplicar o cumprimento da proibição de voos", incluindo parar as forças de Kadafi que actuem "por ar, terra e mar", de forma a proteger os civis da Líbia.

Em Nova Iorque a acompanhar as negociações que antecedem a votação da resolução, João Gomes Cravinho, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, afirmou à Lusa que a comunidade internacional deve dispor de "todos os instrumentos" para evitar "atrocidades" na Líbia, mas diz todavia que ataques aéreos devem ser usados apenas como "último recurso".

O comité geral de defesa da Líbia, equivalente a um Ministério da Defesa, avisou entretanto que "qualquer acto militar" contra o país, "colocará em perigo as actividades aéreas e marítimas no Mediterrâneo", segundo um comunicado divulgado pela agência noticiosa oficial, Jana.

Os barcos e aviões que cruzem este mar, "sejam civis ou militares, serão objecto de ataque defensivo", ameaçou o organismo, acrescentando que "toda a bacia do Mediterrâneo estará exposta a um grave perigo não apenas a curto prazo, mas também a longo prazo", adianta o texto, citado pela Efe.

Horas antes, o mesmo comité anunciara que cessaria as suas operações militares "contra os bandos terroristas armados" a partir da meia-noite do próximo sábado, para lhes dar oportunidade de "entregar as armas e beneficiar da amnistia geral" prometida por Kadafi há uns dias.

Visite a fonte da informação clicando aqui

quarta-feira, 16 de março de 2011

Jornalistas do New York Times desaparecidos na Líbia

O jornal "New York Times" informou, quarta-feira, que quatro dos seus jornalistas envolvidos na cobertura dos conflitos na Líbia estão "desaparecidos". O grupo de jornalistas terá sido raptado por forças ligadas a Muammar Kadafi.

Os editores do jornal norte-americano mantiveram contactos com os jornalistas até a manhã de terça-feira. Informações ainda não confirmadas pelo director executivo Bill Keller dão conta de que o grupo estaria no porto da cidade de Ajdabiya, localizada a 160 quilómetros da zona rebelde de Benghazi, quando foram raptados por forças do governo líbio.

"Falamos com oficiais do governo líbio em Tripoli, e eles contaram-nos que estão a tentar apurar o paradeiro dos jornalistas", disse Keller ao "NY Times", acrescentando estar "grato ao governo líbio pela garantia de que os jornalistas seriam libertados imediatamente" assim que encontrados.

Os jornalistas desaparecidos são Anthony Shadid, duas vezes vencedor do prémio "Pulitzer" por reportagens no estrangeiro; Stephen Farrel, também raptado, em 2009, pelo exército talibã; e os fotógrafos Tyler Hicks e Lynsey Addario.

"A família dos jornalistas e os seus colegas de redacção estão a aguardar ansiosamente novas informações sobre a situação do desaparecimento, rezando para que eles estejam salvos", disse Bill Keller.


Visite aqui a fonte da informação

terça-feira, 15 de março de 2011

Sismo no Japão afecta produção de componentes

O sismo que ocorreu na passada sexta-feira no Japão não afectou apenas a economia local. Inúmeras fábricas de componentes para dispositivos electrónicos cessaram actividades, prejudicando a cadeia de distribuição.

A informação está a ser avançada pela BBC, que refere que grandes empresas como a Sony, Panasonic, Toshiba ou Canon resolveram suspender as linhas de produção nas suas fábricas, até serem efectuadas inspecções de segurança às infra-estruturas afectadas.

Com este encerramento forçado há quem preveja que nos próximos dias a cadeia de distribuição de componentes seja afectada e para já um dos efeitos foi o aumento dos preços, como é o caso das memórias Flash, cujo preço aumentou 12.5 por cento desde o passado dia 11.

As fábricas afectadas produzem componentes como processadores, ecrãs LCD, lentes ou impressoras, entre outros tipos de equipamentos tecnológicos.

Visite a fonte da informação clicando aqui

Kadhafi diz que Sarkozy "enlouqueceu" pois rebelião causou "apenas 150 a 200 mortos"

Kadhafi assegurou que a rebelião em curso há um mês contra o seu regime é "um pequeno evento" que causou "apenas 150 a 200 mortes.

O Presidente francês Nicolas Sarkozy é "um amigo" mas "sofre de uma doença psíquica", disse o líder líbio Muammar Kadhafi numa entrevista que será difundida esta noite pela televisão alemã RTL.

Na mesma entrevista, Kadhafi assegurou que a rebelião em curso há um mês contra o seu regime é "um pequeno evento" que causou "apenas 150 a 200 mortes", e que em breve será "controlada".

Quando ao Presidente francês, Kadhafi disse na entrevista, citada pela agência France Presse: "[Sarkozy] é meu amigo, mas creio que enlouqueceu. Sofre de uma doença psíquica. É o que dizem os seus assessores."

A França foi o primeiro país a reconhecer o Conselho Nacional de Transição, órgão que representa a rebelião anti-Kadhafi, como a única autoridade legítima na Líbia. A diplomacia francesa tem sido a mais ativa na comunidade internacional a insistir na necessidade de impor uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia ou mesmo de fazer "bombardeamentos cirúrgicos" contra as forças de Kadhafi.

O líder líbio repetiu novamente que não ocupa quaisquer cargos oficiais no governo da Líbia.

"Não posso portanto ser criticado. Será que criticam a rainha Isabel II pelas políticas [do seu governo]?"

Kadhafi repetiu ainda que, no futuro, não tenciona ter relações comerciais com os países ocidentais "que conspiram contra a Líbia", e que em vez disso irá investir "na Rússia, na Índia e na China".

Na entrevista com a estação alemã, Kadhafi abriu contudo uma excepção no Ocidente - a Alemanha, cuja atitude durante a crise tem sido "sensata".  


Visite aqui a fonte da informação

segunda-feira, 14 de março de 2011

Indian Wells: Wozniaki vence Maria Jose Martinez e está nos oitavos-de-final

A tenista dinamarquesa Caroline Wozniacki, qualificou-se esta segunda-feira para os oitavos-de-final do torneio de Indian Wells.

A tenista número um do ranking mundial venceu a espanhola Maria Jose Martinez e venceu com os parciais 6-1 e 6-3.

A dinamarquesa vai encontrar nos oitavos de final da competição a vencedora da partida entre a italiana Flavia Pennetta e a russa Alisa Kleybanova.


Visite a fonte da informação clicando aqui

Rehn: "Portugal merece a confiança do mercado"

Bruxelas considera que "Portugal merece a confiança do mercado" devido aos progressos que o Governo português já fez no que respeita aos objectivos orçamentais e às novas medidas apresentadas.

“Portugal merece a confiança dos participantes no mercado pelo progresso conseguido para atingir os objectivos orçamentais e pelos compromissos concretos para a reforma da economia”, afirmou Olli Rehn, comissário europeu dos Assuntos Monetários e Económicos.

“Fizemos uma declaração conjunta com o BCE sobre as medidas orçamentais e estruturais do Governo português” e “felicitamos” o país pelas “medidas concretas”, adiantou o responsável numa conferência de imprensa em Bruxelas, depois da reunião dos ministros das finanças da Zona Euro, citado pela Bloomberg.

Já o primeiro-ministro do Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, acredita que as novas medidas de austeridade apresentadas pelo Executivo português são “ambiciosas” e vão aumentar o potencial da economia.


Visite aqui a fonte da informação

domingo, 13 de março de 2011

Japão/sismo: 20 mil desaparecidos em duas cidades

As autoridades japonesas contabilizam 20 mil desaparecidos em duas cidades após o sismo e tsunami da passada sexta-feira, avança o jornal japonês Yomiuri.

Na cidade portuária de Minamisanriku 10 mil dos 17 mil habitantes estão dados como desaparecidos. A cidade localiza-se na prefeitura mais próxima do epicentro do sismo, localizado no Pacífico, a cerca de 100 quilómetros de Miyagi e a uma profundidade de 24,4 quilómetros.

Na cidade de Otsuchicho, na prefeitura de Iwate, outras dez mil pessoas estão desaparecidas, incluindo o presidente da câmara local.

Os números oficiais indicam apenas 688 mortos, 642 desaparecidos e 1.570 feridos, mas as estimativas apontam já para um número de mortes superior à dezena de milhar.

Visite aqui a fonte da informação 

sábado, 12 de março de 2011

Luís Fabiano regressa ao São Paulo

O avançado brasileiro Luís Fabiano vai deixar a formação espanhola do Sevilha, regressando ao São Paulo FC, clube que tinha representado entre 2001 e 2004 e com o qual assinou um contrato para as próximas quatro temporadas.

O internacional “canarinho” que já representou o FC Porto, cumpre uma paragem de seis semanas devido a uma lesão no joelho direito, facto que poderá ter viabilizado o negócio.

"Hoje é um dia muito especial na minha vida, estou a regressar à equipa do meu coração e à qual sonhava regressar desde que dela saí", disse o jogador de 30 anos na sua página da rede social Twitter.

Por seu lado, o clube andaluz homenageou o avançado no seu sítio de internet, afirmando que Luís Fabiano “terá sempre um lugar importante entre os grandes nomes que vestiram a camisola do FC Sevilha”.

Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

sexta-feira, 11 de março de 2011

iPad 2 começou hoje a ser vendido nos EUA e....esgotou!

Chegou hoje às lojas norte-americanas a nova geração do iPad, no entanto foram precisas apenas cinco horas para que o stoque esgotasse!

A chegada do iPad 2 a Portugal está prevista para o próximo dia 25 de Março.

Ministro japonês admite possível fuga radioactiva

O Ministro da Indústria japonês admitiu a possibilidade de uma pequena fuga radioactiva na central nuclear de Fukushima, no nordeste do Japão.

Banri Kaieda, ministro do comércio e da indústria, confirmou a possibilidade de uma ruptura na central, depois de alguns funcionários detectarem um aumento da pressão nos reactores.

Anteriormente as autoridades japonesas tinham garantido que nenhuma fuga radioactiva tinha sido descoberta nas diferentes centrais nucleares das províncias afectadas.

Seis mil pessoas foram de imediato evacuadas dos arredores da central de Fukushima, algumas horas depois do forte abalo que atingiu a região, esta sexta-feira.

Uma avaria no sistema de refrigeração seguido de um incêndio obrigou as autoridades japonesas a pedir a evacuação de moradores numa área de três quilómetros.

As águas de arrefecimento das instalações nucleares caíram atingindo níveis alarmantes, mas a situação teria ficado restabelecida. Também o Exército japonês foi enviado para o local para averiguações.


Visite a fonte da informação clicando aqui

"Apagão" dia 26 contra o aquecimento global

Monumentos e símbolos arquitectónicos de diversos países vão aderir à iniciativa "Hora do Planeta" e desligam as luzes às 20.30 horas de 26 de Março para alertar contra o aquecimento global.

O objectivo da Hora do Planeta, entre as 20.30 horas e as 21.30 horas, é levar os cidadãos a desligarem as luzes, assinalando o seu compromisso com o planeta, partilharem histórias e acções que beneficiem a Terra, através da Internet, e adoptarem comportamentos diários sustentáveis, como explica a WWF, a associação ambientalista promotora da iniciativa.

Gateway of India ou o Cristo Redentor, no Brasil, Torre Eiffel, em França, Ponte da Liberdade, na Hungria, a Sinfonia de Luzes de Hong Kong (maior luz permanente do mundo) são exemplos de pontos de referência mundiais que se associam à defesa do planeta, enquanto em Portugal a WWF refere centenas de monumentos de 40 cidades.

Em Lisboa, a Ponte 25 de Abril, as estações do Rossio e de Santa Apolónia, o Aqueduto das Águas Livres, o Teatro D. Maria II, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos estarão às escuras.

Àqueles "pontos de referência irão juntar-se a centenas de milhões de pessoas, de empresas, comunidades e governos, em todo o mundo, que desligarão as luzes durante a Hora do Planeta, transcendendo as barreiras de raça, religião, cultura, sociais, geracionais e da geografia, numa celebração global do compromisso com a protecção da única coisa que nos une a todos - o planeta", salienta um comunicado da WWF.

Nepal, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Vietname, Finlândia, África do Sul, Japão, China, Turquia, Hungria são outros países onde será visível a participação na iniciativa.

A rede da WWF/Hora do Planeta incentiva, desta forma simbólica, cidadãos e comunidades a "tomarem as rédeas" do seu destino e da protecção da terra, transmitindo aos responsáveis locais a necessidade de alterar comportamentos com vista a proteger a natureza.



Para visitar a fonte da informação, click aqui

quinta-feira, 10 de março de 2011

Génova interessado em Villas-Boas

O Génova, onde jogam Eduardo e Miguel Veloso, está interessado em André Villas-Boas, noticia o Tuttosport.

O presidente do clube, Enrico Preziosi, pretende uma mudança no comando técnico da equipa no final da temporada e elegeu como primeira escolha o treinador do FC Porto.

A carreira do jovem técnico dos dragões tem despertado interesse em Itália, com rumores de interesse da AS Roma e Juventus, mas Villas-Boas deverá permanecer na Invicta.

Após ter assegurado um lugar na Liga dos Campeões do próximo ano, Villas-Boas quererá agora estrear-se na principal competição europeia à frente do seu clube do coração.

Visite a fonte da informação clicando aqui

quarta-feira, 9 de março de 2011

ZON lança conteúdos «on demand» na Rede Expressos

A Zon Multimédia acaba de se tornar na primeira operadora a nível mundial a disponibilizar um serviço de conteúdos on demand numa rede de autocarros, foi anunciado.

“Os 4,3 milhões de passageiros anuais da Rede Expressos podem agora ver filmes ou documentários durante as suas viagens por todo o País”, assegura a operadora num comunicado.

Todos os passageiros da Rede Expressos podem aceder à internet Zon, seleccionando a rede “FON ZON Free” e ver, gratuita e comodamente, os conteúdos que quiserem em vários dispositivos pessoais (telemóvel, portátil, PDA ou tablet).

Os autocarros estão a ser preparados com tomadas para que os passageiros possam carregar os respectivos equipamentos.

Note-se que a Zon já assegura o acesso à internet e produz e distribui um canal de televisão interno para a frota de autocarros da Rede Expressos.


Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

Abolida a pena de morte no Estado de Illinois

O governador do estado norte-americano de Illinois aboliu, quarta-feira, a pena de morte, depois de uma moratória, criada após a condenação de 13 homens inocentes, ter suspenso, durante mais de uma década, a pena capital.

Segundo a agência de notícias Associated Press (AP), a partir de 1 de Julho, quando a nova lei entrar em vigor, Illinois juntar-se-á aos 15 estados norte-americanos que aboliram a pena de morte, contra os 31 que ainda mantêm a pena capital no seu sistema jurídico.

O governador Pat Quinn (democrata) também encurtou as sentenças de 15 detidos que aguardavam no corredor da morte e que vão cumprir, agora, pena perpétua.

Os senadores de Illinois aprovaram, em Janeiro, o fim da pena capital. Pat Quinn passou dois meses a reflectir sobre o assunto, falando com procuradores, familiares das vítimas, opositores da pena de morte e líderes religiosos.

Segundo cita a AP, esta foi "a decisão mais difícil" que Pat Quinn teve de tomar enquanto governador.

"Encontrámos os erros que foram feitos vezes sem conta. Não é possível criar um sistema de pena de morte perfeito, livre de erros", disse Pat Quinn.

O governador mostrou-se solidário com aqueles que perderam os seus entes queridos pela violência, afirmando que "a família de Illinois" está com eles.

A moratória de Illinois foi instituída em 2000, quando o então governador George Ryan (republicano) fez manchetes na imprensa internacional por suspender as execuções.

Durante várias décadas, George Ryan agiu na sombra de dúvidas crescentes quanto ao sistema da pena de morte do Illinois, posto em causa inicialmente na década de 90, depois de diversos tribunais terem concluído que 13 homens inocentes foram condenados à morte.

Pouco depois de ter deixado o mandato, em 2003, George Ryan também encurtou as penas de 167 condenados à morte. A última execução em Illinois ocorreu em 1999.

O Novo México foi o penúltimo estado dos Estados Unidos a abolir a pena de morte, em 2009, apesar de a nova governadora republicana Susana Martinez pretender voltar a permitir a pena capital.


Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

Adriano de regresso ao Brasil

Adriano, avançado brasileiro que rescindiu contrato com a Roma ontem, afirma estar de cabeça erguida. Regressado ao Brasil, o avançado é alvo do Flamengo e do Corinthians.

“Volto ao Brasil de cabeça erguida. Senti muita falta dos meus filhos. Quando estava ao telefone com eles, chorava muito”, afirmou Adriano, em declarações no portal brasileiro Terra.


Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

Surf : Kelly Slater vence na Austrália e alcança o tri

O norte-americano, que derrotou o português Tiago Pires nas meias-finais, levou a melhor sobre o australiano Taj Burrow na final do Quiksilver Pro Gold Coast, primeira etapa do Circuito Mundial ASP. Com esta vitória, Kelly Slater tornou-se no primeiro surfista a vencer por três vezes a prova australiana.

O atleta, já dez vezes campeão do Mundo, contabilizou 11,20 pontos na final, batendo assim Burrow, finalista pelo segundo ano consecutivo e que conseguiu 10,17 pontos no somatório das duas melhores ondas.


Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

terça-feira, 8 de março de 2011

Governo moçambicano anuncia construção de 100 mil casas para classes pobres

Jovens, funcionários públicos e ex-combatentes são os principais beneficiários.

O governo moçambicano aprovou hoje a Política e Estratégia de Habitação, a primeira desde a independência de Moçambique, em 1975, que prevê a construção de 100 mil casas de baixo custo para grupos sociais pobres, até 2014.

O ministro das Obras Públicas e Habitação de Moçambique, Cadmiel Muthemba, disse que o executivo de Maputo trabalhará com os 43 municípios e os governos distritais do país na delimitação de 300 lotes de terreno onde serão erguidas as habitações nos próximos quatro anos.

Falando aos jornalistas no final da sétima sessão ordinária do conselho de ministros, Cadmiel Muthemba afirmou que os principais beneficiários das "habitações de interesse social" são "os jovens (existem cinco milhões no país), funcionários públicos (180 mil) e os ex-combatentes de guerra (160 mil)".

Contudo, as autoridades moçambicanas ainda não têm verbas necessárias para construir os prédios e as casas térreas definidas, disse o titular da pasta das Obras Públicas e Habitação de Moçambique. Actualmente, assinalou, o pelouro das Obras Públicas e Habitação está a discutir os critérios de financiamento da construção das casas, devendo o Estado recorrer ao exterior.

"Primeiro estamos a procurar financiamento a nível interno. Há capacidades (internas), já começámos a identificar algumas fontes, mas agora não vamos falar sobre isso", referiu o governante.

"O governo vai ocupar-se na construção de casas de custos acessíveis" a todos os grupos sociais, de modo a promover assentamentos humanos sustentáveis, garantiu Cadmiel Muthemba.

A sétima sessão ordinária do conselho de ministros discutiu ainda a aplicação do Acordo Ortográfico da língua portuguesa, cuja proposta será submetida à Assembleia da República, para a ratificação, "no primeiro trimestre de 2012", segundo o ministro da Educação de Moçambique, Zeferino Martins.

O governo moçambicano estima em 100 milhões de dólares (72 milhões de euros) o custo mínimo para modificar os livros de todo o sistema de ensino, formar professores, jornalistas, funcionários públicos e produzir brochuras, visando a implementação do acordo, segundo Zeferino Martins. 


Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

segunda-feira, 7 de março de 2011

Encarecimento da energia e queda das tecnológicas pressionam Wall Street

As bolsas norte-americanas encerraram no vermelho. Os elevados níveis do preço do petróleo contribuíram para a tendência.

As principais praças do outro lado do Atlântico fecharam em queda, devido ao aumento das cotações do petróleo derivado da escalada de violência na Líbia, o que ofuscou a perspectiva de que as fusões e aquisições continuem a contribuir para valorizar os preços das acções.

Além disso, os títulos das fabricantes de “chips” caíram depois de o Wells Fargo ter revisto em baixa a recomendação para o sector, o que ajudou a penalizar ainda mais a generalidade das bolsas.

O índice industrial Dow Jones terminou a perder 0,66% fixando-se nos 12.090,03 pontos. O S&P 500 cedeu 0,83% para se estabelecer nos 1.310,13 pontos.

Por seu lado, o Nasdaq desvalorizou 1,40%, a negociar nos 2.745,63 pontos. As cotadas que mais penalizaram o índice tecnológico foram a Apple, Oracle e Google.

Os preços do petróleo reforçaram o movimento de subida, negociando em máximos do Verão de 2008, devido ao intensificar dos combates entre os rebeldes líbios e as tropas leais a Muammar Kadhafi. Ao final do dia, o crude londrino corrigiu e inverteu para terreno negativo, mas o petróleo negociado em Nova Iorque continuou a valorizar, o que manteve as bolsas no vermelho.


Visite a fonte da informação clicando aqui

domingo, 6 de março de 2011

Obikwelu: "Eu parti bem e acabei melhor"

Francis Obikwelu confessou a sua satisfação com a conquista da medalha de ouro nos 60 metros em pista coberta, este domingo, nos Europeus que decorrem em Paris. "O João Ganço (treinador) disse-me que eu poderia ganhar. Precisava era de partir melhor do que o francês. Eu parti bem e acabei melhor", recordou o atleta português, citado pela Agência Lusa.

"Dormi bem. De manhã disse para começarem a contar comigo, sentia-me bem e o meu treinador disse-me para não pensar em nada, e para correr. A partida foi boa, como já disse. O Chambers, que eu sabia ser o mais perigoso, saiu à frente, mas depois, na aceleração, fui mais forte", admitiu o Obikwelu, depois de vencer a prova, em 6,53 segundos.

Questionado sobre a participação nos Mundiais de Daegu, na Coreia do Sul, no próximo mês de Agosto, o velocista garantiu: "como sempre faço, darei o meu melhor, para agradecer o apoio de Portugal e do público português. Um atleta não deve falar de medalhas, e eu já não tenho nada a provar...".

Também João Ganço, treinador de Obikwelu, comentou a vitória do atleta, considerando que este ainda "não deu tudo" à modalidade e que na meia-final sentiu que Obikwelu poderia chegar longe. "Nessa corrida, vi que estava mesmo para ganhar. Nos Mundiais ele pode voltar a baixar dos dez segundos, e, se assim for, até pode ser mais uma medalha para Portugal".

Visite aqui a fonte da informação

sexta-feira, 4 de março de 2011

Ogier na liderança do Rali do México

O piloto francês ao comando do Citroën foi o mais rápido no primeiro dia do Rali do México, vencendo duas das quatro especiais cumpridas esta sexta-feira. De realçar que a marca gaulesa conquistou os três primeiros postos da classificação.

Com um tempo de 42:05.4, Sébastien Ogier ficou apenas a pouco mais de um segundo do seu compatriota Sébastien Loeb, e a18 segundos do norueguês Petter Solberg, segundo e terceiro, respectivamente.


Classificação após a primeira etapa:
1. Sébastien Ogier-Julien Ingrassia (FRA/Citroën DS3) 42:05.4
2. Sébastien Loeb-Daniel Elena (FRA-MON/Citroën DS3) à 1.2
3. Petter Solberg-Chris Patterson (NOR-GBR/Citroën DS3) 18.3
4. Mikko Hirvonen-Jarmo Lehtinen (FIN/Ford Fiesta RS) 39.2
5. Matthew Wilson-Scott Martin (GBR/Ford Fiesta RS) 1:36.4
6. Evgueny Novikov-Stéphane Prévot (RUS-BEL/Ford Fiesta RS) 1:40.4
7. Henning Solberg-Ilka Minor (NOR-AUT/Ford Fiesta RS) 1:54.2
8. Dennis Kuipers-Frédéric Miclotte (HOL-BEL/Ford Fiesta RS) 2:28.9
9. Nasser Al-Attiyah-Giovanni Bernacchini (EAU-ITA/Ford Fiesta) 2:36.5
10. Jari-Matti Latvala-Miikka Anttila (FIN/Ford Fiesta RS) 2:38.9


Visite a fonte da informação clicando aqui

PT e EDP pressionam praça lisboeta



A bolsa nacional fechou em baixa, pela quarta sessão consecutiva, a acompanhar a tendência das restantes congéneres da Europa, penalizada sobretudo pela Portugal Telecom e pela EDP.

As restantes bolsas do Velho Continente também encerraram a perder terreno de forma generalizada, pressionadas pela subida das cotações do petróleo e pelo anúncio de que o aumento de salários nos EUA não acompanhou a subida de preços da energia.

Por cá, o PSI-20 encerrou a cair 0,57%, para 7.902,62 pontos, com 13 cotadas em alta, seis em baixa e uma inalterada, numa sessão em que mudaram de mãos 42,1 milhões de acções.

O título que mais penalizou o índice de referência nacional foi a Portugal Telecom. A operadora liderada por Zeinal Bava cedeu 2,12% para 8,20 euros.


No restante sector, o movimento foi positivo. A Zon Multimédia fechou a subir 0,24% para 3,788 euros, ao passo que a Sonaecom avançou 0,47% para 1,487 euros.

A Sonaecom estendeu assim os ganhos de ontem, animada pela divulgação dos resultados relativos a 2010, números que ficaram acima da expectativa dos analistas. A subida das acções da empresa liderada por Ângelo Paupério reflecte também o anúncio de que pagará dividendos pela primeira vez. A remuneração proposta é de 0,05 euros por acção.

O segundo título que mais contribuiu para deixar a bolsa no vermelho foi a EDP. Apesar de a empresa comandada por António Mexia ter apresentado ontem resultados líquidos acima dos mil milhões de euros, a sua dívida aumentou para os 16,3 mil milhões de euros – o que deixou os analistas de sobreaviso.

Esta evolução da dívida foi sublinhada pelos analistas nas várias reacções aos números da eléctrica. O UBS disse que o “endividamento é excessivo” e o BPI referiu que “a EDP pode ser uma armadilha de valor”.

No restante sector, a Galp terminou inalterada face a ontem, a negociar nos 15,22 euros. A REN registou um acréscimo de 0,28% para 2,508 euros e a EDP Renováveis, em contrapartida, cedeu 0,92% para se fixar nos 4,295 euros.

A Jerónimo Martins esteve também do lado das quedas. A dona do Pingo Doce recuou 0,74% para 11,40 euros.

A banca, por seu turno, esteve mista, num dia em que os juros da dívida a 10 anos estabilizaram abaixo dos 7,5%.

O BCP resvalou 0,16% para 0,624 euros, ao passo que o BPI e o BES avançaram 0,29% para 1,40 euros e 0,25% para 3,226 euros, respectivamente.

Recorde-se que ontem o presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, afirmou que é possível que haja uma subida dos juros já em Abril, o que penalizou o sector financeiro.

Do lado dos ganhos, destaque para a maior valorização do dia: a Altri. A empresa de pasta e papel subiu 1,76% para 1,679 euros. Segundo estimativas do Caixa BI, a Altri terá fechado o exercício de 2010 com lucros de 55,5 milhões de euros.


Visite a fonte da informação clicando aqui

quinta-feira, 3 de março de 2011

Força Aérea da Líbia ataca cidade petrolífera controlada por rebeldes

Aviões da Força Aérea da Líbia lançaram novos ataques contra a cidade produtora de petróleo de Brega, no leste do país.

Um porta-voz dos oposicionistas ao regime do líder líbio Muamar Khadafi afirmou que os aviões bombardearam o aeroporto da cidade, onde fica um importante terminal de petróleo, além de atacar também forças rebeldes na cidade próxima de Ajdabiya. Não há informações de mortos ou feridos.

Leia mais aqui

Kolo Touré acusa doping

O atleta costa-marfinense ao serviço do Manchester City foi afastado da equipa liderada por Roberto Mancini, na sequência de ter acusado positivo num controlo anti-doping conduzido pela Federação Inglesa de Futebol.

Kolo Touré fica assim impedido de actuar nas partidas da sua equipa até que o processo fique concluído.


Visite a fonte da informação clicando aqui

Brasil ultrapassa França e Reino Unido com crescimento de 7,5%

O Brasil ultrapassou a França e o Reino Unido e é agora a sétima maior economia mundial, após o resultado preliminar de 7,5% de crescimento em 2010.

Guido Mantega, ministro brasileiro da Fazenda, disse, com base em dados preliminares, que o crescimento de 7,5% da economia brasileira, em 2010, o melhor resultado desde 1986, demonstra a "capacidade [de o país] crescer cada vez mais".

Entre os países do G20, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foi o quinto maior, atrás apenas da China, Índia, Argentina e Turquia.

"Isso mostra a capacidade produtiva da economia brasileira, o potencial que vem sendo realizado nesses últimos anos", salientou o ministro.

Segundo Guido Mantega, o resultado de 2010 "habilita [o país] a continuar o crescimento nos próximos anos, com mais oferta de produto afastando problemas de abastecimento e de inflação".

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, também comemorou o desempenho da economia, no ano passado, mas demonstrou cautela quanto ao futuro crescimento do PIB.

"Eu esperava que o crescimento fosse elevado. Então, 7,5% é um número bastante razoável", disse, ao afirmar que Brasil ficará "numa faixa entre 4,5% e 5%, tranquilamente", nos próximos anos.

Em 2009, a economia brasileira registou uma quebra de 0,6%, resultado do impacto negativo da crise financeira global.


Visite a fonte da informação clicando aqui

Portugal precisa de "regras duras", recurso à ajuda externa é inevitável

Portugal não está a tomar as medidas necessárias para ultrapassar a crise financeira, algo que só acontecerá através do recurso à ajuda externa e à imposição de "regras duras", consideraram hoje alguns economistas.

 "Precisamos de regras duras. Regras mais facilitadas foi o que nos meteu neste sarilho quando o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) começou a ser simples e aumentámos o problema", disse aos jornalistas João César das Neves, à margem do debate "Reforma do Fundo Europeu de Estabilização Financeira: O que pode Mudar para Portugal?", promovido pela Associação Comercial de Lisboa (ACL).

"Precisamos de alguém que venha de fora e nos ponha na ordem e o Fundo (Monetário Internacional) podia fazer isso. Nós precisamos de apertar o cinto", considerou.

António Nogueira Leite, que também marcou presença no debate, afirmou que Portugal já não depende de si próprio, pelo que "são as consequências daquilo que a Europa vier a determinar que, de alguma forma, vão condicionar a evolução económica, social e política" do país.

Comentando a deslocação do primeiro-ministro a Berlim, onde se reuniu quarta-feira com a chanceler alemã, Angela Merkel, Nogueira Leite afirmou que "José Sócrates está a dizer o que disseram os governantes gregos e irlandeses até ao momento em que chamaram o fundo".

Se, por um lado, o economista advertiu que não critica, quer as declarações de Sócrates - segundo as quais Portugal não precisa de ajuda externa -, quer as de Angela Merkel, salientou que "a realidade é o que é" e Portugal não conseguirá suportar a dívida que tem.

"Não vamos conseguir suportar a dívida nas condições que temos, o Banco Central Europeu (BCE) não vai continuar a comprar a dívida portuguesa para sempre, se não houver flexibilização nas condições de possível intervenção ou de solução do nosso problema é evidente que se tornará numa situação insustentável", disse.

Além da necessidade de recurso à ajuda externa, seja do FMI ou do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF), outro tema aborda foi a eventual realização de eleições antecipadas, numa altura em que o Governo está a perder credibilidade junto da opinião pública devido às medidas de austeridade.

Segundo Pina Moura, antigo ministro das Finanças do governo de António Guterres, "as respostas que estão a ser dadas não são necessárias". Destacou que "hoje já não se navega à vista, está-se encalhado em diversos domínios".


Pina Moura referiu ainda que "a necessidade de responder à crise política com eleições antecipadas é uma consequência da natureza complexa e encalhada da situação política e da situação económica".


Visite a fonte da informação clicando aqui
 

quarta-feira, 2 de março de 2011

Fusão de 14 hospitais reduz gestores para menos de metade

Catorze hospitais vão fundir-se em abril para dar origem a seis novos centros hospitalares, o que implica a redução para menos de metade dos atuais gestores, segundo um diploma hoje publicado em Diário da República.

O decreto-lei 30/2011 entra em vigor no início de abril, altura em que os funcionários com contratos de emprego público serão transferidos para os novos centros hospitalares. Os trabalhadores ficam sujeitos às regras de recursos humanos dos hospitais públicos com gestão empresarial e às regras gerais de mobilidades e racionalização de efetivos em vigor na administração pública.

Com a criação de seis centros hospitalares (em Coimbra, Viseu, Leiria, Baixo Vouga e dois no Porto) reduz-se "a estrutura orgânica, administrativa e funcional das unidades de saúde envolvidas", lê-se no diploma aprovado em Conselho de Ministros no final do ano passado.

O decreto-lei define que se diminui "em mais de metade as estruturas de gestão e o número de gestores afetos a estas unidades de saúde".

Assim, no início do próximo mês, os mandatos dos membros dos conselhos de administração e dos órgãos de direção técnica das unidades de saúde agora extintas "cessam automaticamente", ficando estes dirigentes em "gestão corrente" até à nomeação de novos titulares para os cargos.

Da mesma forma, todas as comissões de serviço dos titulares dos órgãos de direção e chefia das mesmas unidades de saúde também cessam com a chegada do novo mês e fusão dos 14 hospitais.

O diploma hoje publicado define então que os hospitais de São João e da Nossa Senhora da Conceição de Valongo vão ser fundidos para dar origem ao Centro Hospitalar de São João (CHSJ).

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vem substituir os Hospitais da Universidade de Coimbra, do Centro Hospitalar de Coimbra e do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra.

Já o Centro Hospitalar do Baixo Vouga surge por fusão do Hospital Infante D. Pedro, do Hospital Visconde Salreu de Estarreja e do Hospital Distrital de Águeda.

O Centro Hospitalar Tondela–Viseu será o resultado da fusão do Hospital Cândido de Figueiredo e do Hospital São Teotónio, enquanto o Centro Hospitalar de Leiria–Pombal reunirá o Hospital de Santo André e o Hospital Distrital de Pombal.

O Centro Hospitalar do Porto (CHP) é o resultado da fusão do Centro Hospitalar do Porto e do Hospital Joaquim Urbano.

O CHUC, o CHSJ e o CHP "continuarão a colaborar com as universidades e outras entidades para promover o ensino e a investigação científica", podendo constituir centros académicos, lê-se no diploma.

Melhorar os cuidados de saúde prestados às populações, facilitar o acesso aos serviços e aumentar a eficiência dos hospitais são os grandes objetivos do decreto 30/2011 que cria os seis novos centros hospitalares com a natureza de entidades públicas empresariais.

Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

terça-feira, 1 de março de 2011

Vendas de automóveis caem 12,7% em Fevereiro

Tal como já havia sucedido no mês anterior, em Fevereiro de 2011 o mercado de ligeiros de passageiros voltou a registar uma queda relativamente ao mês homólogo de 2010.

Em comunicado, a ACAP sublinha que foram vendidas 13.413 unidades, o que representou um decréscimo de 12,7% relativamente a Fevereiro de 2010.

Em termos acumulados, de Janeiro a Fevereiro de 2011, as vendas de automóveis ligeiros de passageiros cifraram-se em 26.638 unidades, o que representou uma diminuição de 11% relativamente ao período homólogo de 2010.

Recorde-se que este ano o IVA que incide sobre os automóveis aumentou de 21 para 23%, sendo que o Imposto Sobre Veículos (ISV) e do Imposto Único de Circulação (IUC) também sofreu aumentos.

Para escapar a este aumento, em Dezembro do ano passado, as vendas de automóveis ligeiros de passageiros dispararam 61,9% em Dezembro, com os consumidores a anteciparam as compras devido ao aumento dos impostos este ano.

Já em Janeiro, se tinha notado a quebra.

Por marcas, e no que diz respeito a Fevereiro, as quedas também foram expressivas. A Renault manteve-se na liderança com 1.478 unidades, o que representa uma queda homóloga de 20,1%. Já a Volkswagen foi a fabricante que mais veículos vendeu (1.250) mas também sofreu um declino de 6,5% face a igual mês do ano anterior.


Visite a fonte da informação clicando aqui